Roda de conversa MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA 11/04

Prezados educadores,
convidamos todos a participarem da nossa Roda de Conversa de abril. Neste mês, dentro do projeto DescomPRESSSÕES, vamos tratar sobre medicalização da infância e a patologização da vida. Nosso encontro será dia 11 de abril, quinta, das 10h às 12h.
A conversa será mediada pelas professoras Cecília Collares e Maria Aparecida Moysés.

Profª Drª Cecília Azevedo Lima Collares, possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977); doutorado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política da USP (1981) e Livre-Docência em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, no Departamento de Psicologia Educacional, atualmente aposentada. Sua atuação em ensino, pesquisa e extensão é no campo da Educação, em especial nas áreas ligadas a fracasso escolar, escola, formação de professores e medicalização dos processos ensino-aprendizagem. É autora de livros e publicou inúmeros artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação e Psicologia. É militante do DESPATOLOGIZA – Movimento pela Despatologização da Vida.

Profª Drª Maria Aparecida Affonso Moysé, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973); doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e Livre-Docência em Pediatria Social na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1998). Atualmente é Professora Titular em Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua atuação em ensino e pesquisa é na área de Atenção à Saúde do Escolar, em especial nos campos de medicalização do comportamento e da aprendizagem, avaliação cognitiva; aprendizagem e desenvolvimento. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Direitos, no CIPED (Centro de Investigações em Pediatria) da UNICAMP. Publicou livros e vários artigos em periódicos científicos das áreas de Medicina, Psicologia e Educação. É militante do DESPATOLOGIZA – Movimento pela Despatologização da Vida.

Segue convite e CADERNO DE ATIVIDADES em anexo.