Erradicar o analfabetismo e valorizar a cidadania são os objetivos da Campanha Fevereiro Violeta, mês que contará com distribuição de panfletos, cartazes em ônibus, publicidade no rádio e na televisão, camisetas personalizadas, estandes em pontos movimentados, luzes violeta em prédios públicos e caminhada com carro de som para chamar a atenção do público para o tema.
A iniciativa faz parte da 7ª Campanha pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas, organizada pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem a missão de ser referência no ensino de jovens, adultos e idosos, além de ajudar os alunos a realizarem seus objetivos, através de aulas de EJA e educação profissional.
A cor violeta foi escolhida por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito; substantivos que convergem com a missão da Fundação, que é possibilitar às pessoas, em qualquer fase de sua vida, a educação.
A campanha não se dirige apenas aos analfabetos. A ideia é que pessoas próximas de quem não teve a oportunidade de estudar e formadores de opinião pratiquem a cidadania e ajudem a incentivar o aprendizado na cidade.
No dia 03 de fevereiro, será feita a abertura oficial da campanha, na Sala Azul, no quarto andar da Prefeitura Municipal de Campinas, com participação de secretários municipais, autoridades, mídia, vereadores, representantes de organizações privadas, terceiro setor e profissionais da educação.
No dia 09 de fevereiro, será realizada a 4ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas, com o principal objetivo de sensibilizar as pessoas para o tema sobre o combate ao analfabetismo na cidade. O evento será na Lagoa do Taquaral e contará com um trajeto a ser percorrido com carro de som, banners, animadores, distribuição de fitas e bexigas violetas, dentre outros.
Mais informações na página da FUMEC: Clique aqui
Para assistir o vídeo sobre a campanha: Clique Aqui