boletimobjetivosestudosequipecalendárioatividadesinfobookvídeosHorta
AtividadePortifólioBibliotecaDocumentários
Projeto Mãos na Horta
A horta escolar como espaço polivalente, onde atividades interdisciplinares podem ocorrer em todas as vertentes do currículo – apesar de sua ênfase ambiental e alimentar – é uma realidade e uma intenção verificada em várias escolas da rede municipal de Campinas.
Ela pode aliar facilmente teoria e prática auxiliando nas aprendizagens de forma significativa ou lúdica através das vivências que proporciona.
Na Educação Alimentar vai garantir a familiarização do aluno com diversos tipos de alimentos e desempenhar papel importante no desenvolvimento de bons hábitos alimentares – haja vista ser na infância e adolescência que tais hábitos são formados; e, como nos coloca FERREIRA (1998) “as escolhas alimentares são experiências aprendidas”. Para os adultos vai incentivar a reeducação alimentar.
Na Educação Ambiental vai incentivar uma nova relação do educando com o meio ambiente, vivenciando conceitos de sustentabilidade, partilha, colaboração e responsabilidade; fomentar o sentido de organização, observação do tempo e do clima e sua relação com a vida e estimular ações fora da escola, com a comunidade – preceitos da agenda 21, “pensar globalmente e agir localmente”.
No que concerne a interdisciplinaridade, todas as áreas do conhecimento podem ser contempladas nas atividades com a horta desde a mais simples observação até estudos dos ciclos biogeoquímicos e/ou cultura alimentar e distribuição de alimentos pelo mundo.
O Projeto Mãos na Horta foi constituído para atender a demanda da RME e promover discussões acerca dos objetivos, desenvolvimento e manutenção da horta pedagógica bem como outros espaços verdes da escola.
Este projeto está embasado na Lei Municipal nº 14.453, que dispõe sobre a criação do Programa de Horta Escolar nas instituições de ensino do município de Campinas.
Promove cursos semestrais, no CEFORTEPE, realiza formações e oficinas em escolas e oferece orientações técnicas e pedagógicas para a implantação de novos projetos e/ou apoio para solução de problemas recorrentes com a manutenção da horta, além de outros trabalhos com jardins, pomares, compostagem, ervas aromáticas e medicinais e outros.