“Digitalização e informatização da Série 102 – Processos de licença para obras particulares de edificações”
O Arquivo Municipal de Campinas foi um dos contemplados pelo Edital nº. 19 de 20118 do Programa de Ação Cultural (Proac), “Concurso de apoio a projetos de difusão e acesso em arquivos permanentes no Estado de São Paulo”.
Intitulado “Digitalização e informatização da Série 102 – Processos de licença para obras particulares de edificações”, o projeto tem autoria de Philippe Arthur dos Reis, historiador formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), e Doutorando em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ligado à Linha de Pesquisa Política, Memória e Cidade.
Cerca de 3 mil documentos merecerão tratamento arquivístico adequado – descrição documental em catálogo informatizado, reprodução fotográfica e digital dos desenhos e processos – com o intuito de facilitar a sua consulta e preservação. Informatizar o acervo, agilizar a pesquisa e divulgá-la em larga escala são as metas fundamentais do projeto de Philippe.
Sobre o minicurso
A partir das fontes documentais do Arquivo Histórico, construir com o público um “mapa” da história das transformações urbanas da cidade e também do patrimônio cultural edificado resultante desse processo. O curso visa ainda proporcionar a formação continuada de profissionais do patrimônio e professores do ensino fundamental e ensino médio em habilidades e estratégias que se conjugam aos debates sobre História, Memória e Patrimônio, sobretudo àqueles que possuem relação com a cidade de Campinas.
Elevada à Freguesia em 14 de julho de 1774, Vila em 1797 e Cidade em 1842, Campinas formou-se como espaço fundamental na história do Brasil. Passagem para os caminhos bandeirantes em direção às “Minas das Goiases” no século XVIII e região produtora de açúcar e café ao longo do século XIX, Campinas foi a cidade da escravidão e da família escrava, dos Barões de Café do período Imperial, dos abolicionistas e republicanos, em suma, cidade pujante que ao longo do século XX também se tornou um polo industrial e tecnológico. O curso, a partir de fontes documentais e aulas expositivas, vai tratar dessas várias camadas de tempo, edificações, sujeitos e contradições que fazem parte de sua trajetória enquanto uma das cidades mais importantes do Brasil. A interdisciplinaridade ainda é um desafio que enfrentamos, portanto, esse curso procura romper tais barreiras, ao conjugar sob um único eixo (Patrimônio Cultural) sua abordagem nas mais distintas disciplinas do processo de ensino-aprendizagem.
A partir de aulas expositivas, oficinas com documentos e visitas ao centro da cidade, o público será convidado, de maneira lúdica e interativa, a participar dos debates sobre a história e o patrimônio cultural da cidade em que vivem. Apresentação e debates de produções teóricas, de reportagens e outros materiais que sirvam de subsídio para a introdução e aprofundamento de questões que envolvem a História e o Patrimônio Cultural na contemporaneidade. Vídeos que dialoguem com as propostas de ensino-aprendizagem sobre o Patrimônio Cultural atrelados ao Currículo estadual paulista e municipal de Campinas.
Agosto de 2019
Sextas-feiras: dias 02/08, 09/08, 16/08, 23/08, 30/08, das 8h30 às 11h
Sábado: dia 31/08, das 8h30 às 11h, visita ao Centro da cidade.
Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Prof. Milton de Almeida Santos (Cefortepe) – R. Dr. Emílio Ribas, 880 – Cambuí.
Prof. Dr. Lindener Pareto Jr.
Historiador, bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2016) é Professor Doutor na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), ministrando as disciplinas de História Contemporânea, História do Brasil República, Educação em Direitos Humanos e História e Patrimônio Cultural. Pesquisador de Pós-doutorado, PNPD/CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado), no programa de Pós-Graduação em História (PPGH-IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de História da Arquitetura, das Cidades e do Patrimônio (2018-2019).
Arqª Draª Rita de Cássia Francisco, arquiteta pela FAUUSP, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (CECI – UFPE, 2006), mestre e doutora em Arquitetura e do Urbanismo (FAUUSP, 2007; 2013). É servidora pública da Prefeitura Municipal de Campinas, onde atua como especialista na Coordenadoria Setorial de Arquivo Municipal, desenvolvendo pesquisas e propostas de políticas públicas para a área.
Prof. Dr. Lindener Pareto Jr.
Prof. Me Philippe Arthur dos Reis
Inscrições: de 04 à 30/07 ou até esgotarem as vagas – Clique Aqui