Educação Infantil:
Ponto de estudos 1: O intuito dessas leituras é a realização do primeiro movimento que levará o estagiário a conhecer minimamente a estrutura e o funcionamento organizacional da SME.
1a) Regimento Escolas das Escolas Municipais (Campinas) – Pontos de destaque na leitura: Os diferentes segmentos responsáveis pela organização da e na escola: suas ações e competências.
http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/853383742.pdf (pág. 07)
1b) Educação Conectada – – Pontos de destaque na leitura: circular no espaço virtual para conhecer e realizar registros pessoais, especialmente no que se refere a biblioteca, cursos e propostas, mapa da SME e Programas e Projetos (seus objetivos e propostas e acervo (cinema)
http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br
Ponto de estudos 2:O intuito dessas leituras é realizar estudos e reflexões baseadas nos documentos curriculares municipais em vigor, tendo em vista atenção nos princípios e concepções orientadores das práxis e da organização e avaliação das ações educacionais nas escolas.
2a) Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação -Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer o documento como um todo, especialmente o Capítulo “Criança, Currículo, Infância: práxis educacionais inventivas” (p.13 a 23), atentando para os princípios e as concepções de criança e infância, currículo, organização do trabalho pedagógico e avaliação.
https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsQ1E2WkZ4WG5lczQ/view
2b) Caderno Curricular Temático Espaços e Tempos na Educação das crianças – Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer o documento como um todo, especialmente a Introdução e, na Parte I – Infância e Educação Infantil, e o Capítulo 1 (Re)criando espaços e tempos, atentando para os princípios e as concepções de criança e infância, currículo, organização do trabalho pedagógico e avaliação.
https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsMHkxWlNVVmhIajA/view
2c) Avaliação Institucional na Educação Infantil e Avaliação das crianças: – Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer a política de avaliação da SME.
Carta de Princípios:
Plano de Avaliação Institucional– Educação Infantil:
Avaliação das crianças: marcos legais
https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/130261
https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/130260
Ensino Fundamental:
Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais
http://campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/01_diretrizes_anos_iniciais.pdf
Quadros de Suporte Pedagógico das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental- Anos Iniciais
http://campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/06_quadros_anos_iniciais.pdf