Plano de Estudos – Estagiários 2019

Educação Infantil:

Ponto de estudos 1: O intuito dessas leituras é a realização do primeiro movimento que levará o estagiário a conhecer minimamente a estrutura e o funcionamento organizacional da SME.

1a) Regimento Escolas das Escolas Municipais (Campinas) –  Pontos de destaque na leitura: Os diferentes segmentos responsáveis pela organização da e na escola: suas ações e competências.

http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/853383742.pdf  (pág. 07)

1b) Educação Conectada – – Pontos de destaque na leitura: circular no espaço virtual para conhecer e realizar registros pessoais, especialmente no que se refere a biblioteca, cursos e propostas, mapa da SME e Programas e Projetos (seus objetivos e propostas e acervo (cinema)

http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br 

Ponto de estudos 2:O intuito dessas leituras é realizar estudos e reflexões baseadas nos documentos curriculares municipais em vigor, tendo em vista atenção nos princípios e concepções orientadores das práxis e da organização e avaliação das ações educacionais nas escolas.

2a) Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação  -Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer o documento como um todo, especialmente o Capítulo “Criança, Currículo, Infância: práxis educacionais inventivas” (p.13 a 23), atentando para os princípios e as concepções de criança e infância, currículo, organização do trabalho pedagógico e avaliação.

https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsQ1E2WkZ4WG5lczQ/view

2b) Caderno Curricular Temático Espaços e Tempos na Educação das crianças  – Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer o documento como um todo, especialmente a Introdução e, na Parte I – Infância e Educação Infantil, e o Capítulo 1 (Re)criando espaços e tempos, atentando para os princípios e as concepções de criança e infância, currículo, organização do trabalho pedagógico e avaliação.

https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsMHkxWlNVVmhIajA/view

2c) Avaliação Institucional na Educação Infantil e Avaliação das crianças: – Pontos de destaque na leitura: Ler para conhecer a política de avaliação da SME.

Carta de Princípios: 

http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/depto-pedagogico/avaliacao-pedagogica/carta_de_principios.pdf

Plano de Avaliação Institucional– Educação Infantil: 

http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/depto-pedagogico/avaliacao-pedagogica/plano_aval_inst_ed_infantil.pdf

Avaliação das crianças: marcos legais

https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/130261

https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/130260

 

Ensino Fundamental:

Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais

http://campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/01_diretrizes_anos_iniciais.pdf

Quadros de Suporte Pedagógico das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental- Anos Iniciais

http://campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/06_quadros_anos_iniciais.pdf