Coleção 7

OBJETIVOSEQUIPEPROJETOS E PESQUISAPARCERIASAÇÕES FORMATIVASDOCUMENTOSACERVOAGENDA E NOTÍCIASCONTATO

 

Coleção 7: Esta coleção é composta por filmes que participaram da “Vídeo nas Aldeias”. Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. Esta coleção oferece uma visão única da realidade indígena brasileira através do ponto de vista dos próprios índios. No site http://www.videonasaldeias.org.br é possível encontrar maiores informações.

 

Filme 1: Akukusiã, o dono da caça (Dublado) – Clique Aqui
Direção: Dominique Tilkin Gallois e Vincent Carelli, 10’
Fabula sobre o Akukusiã, monstro canibal, narrada e interpretada pelos índios Waiãpi da aldeia de Taitetuwa.

 

Filme 2: A história do monstro Kapyty – Clique Aqui
Direção do filme: Direção do filme: Whinti Suyá, Kambrinti Suyá, Yaiku Suyá, Kamikia P. T. Kisêdjê, 6’
Os índios da aldeia Kisêdjê conhecem bem os perigos da mata. O monstro Khátpy é sem dúvida um deles. O curioso é que índio e monstro têm algo em comum: ambos são hábeis caçadores e exemplares chefes de família.

 

Filme 3: Das crianças Ikpeng para o mundo – Clique Aqui
Direção do filme: Direção do filme: Natuyu Yuwipó Txicão, Karané Ikpeng e Kumaré Ikpeng, 35’
Este filme faz parte da coleção Um Dia na Aldeia, projeto desenvolvido pelo Vídeo nas Aldeias em parceria com a editora Cosac Naify. Nesta história seremos apresentados a Yampï, Yuwipó, Kamatxi e Eruwó, que nos convidam a visitar a casa do cacique, tomar banho de rio e comer frutas no pé.

 

Filme 4: Depois do ovo a guerra – Clique Aqui
Direção: Komoi Paraná Edição,Dominique Tilkin Gallois e Vincent Carelli, 15’
As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeiras na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.

 

Filme 5: Já me transformei em Imagem (versão resumida) – Clique Aqui
Direção: Zezinho Yube Edição, Ernesto Ignacio de Carvalho Produção, 10’
Comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores dos filmes e por seus personagens. Do tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até o trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontro vivi – dos pelos Huni Kuı.

 

Filme 6: Palermo e Neneco – Clique Aqui
Direção: Ariel Duarte Ortega e Patrícia Ferreira, 23′
Palermo e Neneco são irmãos e pertencem ao povo Mbya-Guarani. Espirituosos, os meninos dão um jeito de se divertir e dar risada até quando precisam ajudar nas tarefas da aldeia.
Este filme faz parte da coleção Um Dia na Aldeia, projeto desenvolvido pelo Vídeo nas Aldeias em parceria com a editora Cosac Naify.

 

Filme 7: No tempo do verão – Clique Aqui
Direção do filme: Wewito Piyãko, Direção executiva Vincent Carelli, 22’
Na aldeia Ashaninka, verão é tempo de farra de passarinho, pé de fruta carregado e pescaria em família. Mas é, antes de tudo, tempo de descoberta. As crianças deixam de ir à escola para aprender com os mais velhos a vida na floresta: fazer flechas, construir abrigo na margem do rio, acender o fogo, cozinhar macaxeira, fisgar peixe com arpão… Tayri, Piyãko e Bianca nos mostram que novas experiências podem ser muito divertidas.