OBJETIVOSEQUIPEPROJETOS E PESQUISAPARCERIASAÇÕES FORMATIVASDOCUMENTOSACERVOAGENDA E NOTÍCIASCONTATO
Cineclube em Rede (2016):
Os objetivos deste projeto são:
(1) fomentar a composição de clubes de cinema, nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com o intuito de promover experiências estéticas e subjetivas com o cinema na escola, incrementando aquelas que são mobilizadas nas práticas sociais cotidianas e que já se dão na vida de nossos educadores, educandos e demais membros da comunidade, buscando avançar, por essa perspectiva, nas relações que o cinema instaura entre o sujeito e a realidade social, a arte em geral, o conhecimento e a cultura.
(2) Impulsionar a construção de conhecimentos teóricos e práticos entre educadores e educandos, a partir da relação indicada, integrando outros saberes e campos de conhecimentos que possam vir a enriquecer as interfaces propostas.
(3) Promover a transmissão de pesquisas e intervenções referentes às relações que o cinema permite instaurar, no sentido já mencionado.
(4) Propor parcerias com instituições sociais e educacionais, com a finalidade de construir intervenções que possam operacionalizar a construção de espaço e tempo de cinema na escola.
Nesse sentido, o Projeto “Cineclube em Rede” busca tecer subsídios teórico-metodológicos iniciais que norteiem o acolhimento mais sistemático na escola de práticas sociais de assistir filmes e documentários, entre outros, sem, contudo, que essas figurem como simples exercício de reprodução daquilo que nossos educadores e educandos, por exemplo, assistem em cinemas ou mesmo em suas casas, pela televisão ou internet, buscando, assim, exceder a uma visão do cinema como entretenimento apenas. Trata-se de a escola poder organizar espaços e tempos educativos (cf. CCT Espaço e tempo na educação das crianças, 2014) para, com as referidas práticas, promover vivências que possibilitem experiências estéticas e subjetivas com o cinema, que contribuam com construção de novas leituras e saberes. Vivências que, inclusive, possam mobilizar educandos, educadores e a comunidade à criação e à produção de cinema na escola, assumindo, assim, a autoria dessa manifestação artística não só na condição de espectador de filmes produzidos por outros, mas também ao ocupar um outro lugar da criação no cinema: o de produtor, diretor ou mesmo ator, dentre outros.
Para além de assistir filmes, o intuito é a promoção de debates críticos em torno da própria materialidade cinematográfica – sua ética e estética – e a exposição de sua relação com as realidades social, os conhecimentos e a(s) cultura(s) que circundam os envolvidos.