Apresentação

Com este relatório, conclui-se um longo percurso de trabalho que envolveu adiscussão, elaboração, aplicação, confecção de gabarito, correçãoe análise do que se denominou PROVA CAMPINAS 2010. O trabalho realizou-se através de um convênio de cooperação entre Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, numa parceria entre a Secretaria de Educação de Campinas, através de sua COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO, e DOCENTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, sendo extensivo a professores, coordenadores e assessores da rede municipal escolar.

Todas essas instâncias envolveram-se nesta parceria desde 2007, quando se realizou a primeira avaliação de desempenho dos estudantes das então terceiras séries, através da PROVA CAMPINAS 2008, numa avaliação diagnóstica e em larga escala.  Essa primeira etapa do trabalho concluiu-se em 2009, com a apresentação doRelatório Final de Avaliação de Desempenho em Língua Portuguesa e Matemática – 2º Ano do ciclo II da Rede Municipal de Campinas – SP – 2008” (RELATÓRIO PC-2008).

O marco inicial dos trabalhos da Prova Campinas – 2010 ocorreu no início do ano de 2010. A esse momento seguiram-se muitos outros, envolvendo diferentes personagens dessa história, numa intensa discussão que colocou em pauta desde a pertinência da avaliação pretendida, até o processo de correção das provas e elaboração deste relatório.

A forma encontrada para essa parceria englobou:

  1. A realização de um CURSO DE FORMAÇÃO de 150 horas para cerca de 35 professores, ocorrido ao longo do ano de 2010. As sessões desse trabalho foram filmadas, com a autorização do grupo, resultando em inúmeras horas de gravação para posterior investigação e geração de dados;
  2. O desenvolvimento de uma pesquisa pelos professores em suas unidades escolares, que resultou em análises preliminares de um amplo conjunto de fontes escolares, tais como: livros didáticos em circulação, cadernos de alunos, projetos pedagógicos das escolas, planejamentos anuais escolares, avaliações escritas realizadas pelos alunos ao longo de 2010, registros em vídeos, fotos de murais de escolas da rede municipal etc.
  3. A elaboração das questões da prova e do GABARITO DE CORREÇÃO por uma EQUIPE MISTA DE PROFISSIONAIS;
  4. O desenvolvimento da correção por PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL, no ano de 2011;
  5. O TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS DADOS pela Secretaria de Educação;
  6. A produção das análises e deste relatório.

Podemos observar facilmente o modo coletivo de conduzir essa experiência em seu longo itinerário. O trabalho é finalizado com este relatório, igualmente tecido a várias mãos, e que deve ser tomado como registro e expressão dessa forma coletiva de fazer e de pensar. Espaço de diferentes maneiras de dizer, mas que assume em sua totalidade e como interlocutores principais, os professores.

Nossa expectativa é que possa subsidiar futuros debates relativos a modificações das práticas escolares e das políticas educativas de qualificação profissional no sentido de uma melhoria efetiva da qualidade de ensino na rede escolar do município de Campinas. Esperamos, portanto, a ampla divulgação do texto para que, em circulação e em mãos de muitos leitores, possa suscitar outras possibilidades de reflexão.

O texto está organizado em uma introdução, na qual apresentamos considerações acerca dos pressupostos gerais que orientaram esse trabalho, e três  diferentes capítulos que reúnem as ponderações e análises dos conjuntos de itens da prova segundo o uso preponderante da  linguagem, um dos descritores desta avaliação.