OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM a do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e descritivo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos imagético e narrativo da linguagem, não fazendo, porém, nem uso normativo e nem alegórico da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM a do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de localização espacial e fotográfica no campo de atividade humana do urbanismo público e de gestão do espaço público.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que indiquem que o aluno percebe, em cada uma das 4 fotos, que a cena retratada na foto varia em função de pelo menos um dos 3 eixos-referenciais - x (qualquer rua tomada como referência no entorno do Largo), y (qualquer outra rua, no entorno do Largo, que cruze, perpendicularmente ou não, a primeira rua tomada como referência) e z (altura do fotógrafo em relação ao plano do chão) - do espaço físico que definem a posição do fotógrafo no entorno do Largo do Rosário. Exemplos:
FOTO 1 – no chão; de frente; na frente ou atrás da Praça; meio de lado (meio torto); em ângulo (meio de canto), na calçada; na rua; na Rua Barão de Jaguara.
FOTO 2 – um pouco acima do chão; acima do chão; de frente; de frente da Praça; da janela de um prédio; atrás da Praça; da Rua Barão de Jaguara; num primeiro andar; em cima do Éden bar; num sobrado; do alto; de cima; de cima de uma árvore.
FOTO 3 – bem de cima; bem do alto; em cima de um prédio, num plano elevado, num prédio, no alto; de um helicóptero.
FOTO 4 - no chão; de frente; na frente ou atrás da Praça; meio de lado (meio torto); em ângulo (meio de canto), na calçada; na rua; na Rua Barão de Jaguara; no chão, mas mais longe (mais distante) dos prédios.
- Quaisquer respostas mais elaboradas que indiquem que o aluno percebe, em cada uma das 4 fotos, que a cena retratada na foto varia em função de 2 ou 3 dos 3 eixos-referenciais - x (qualquer rua tomada como referência no entorno do Largo), y (qualquer outra rua, no entorno do Largo, que cruze, perpendicularmente ou não, a primeira rua tomada como referência) e z (altura do fotógrafo em relação ao plano do chão) - do espaço físico que definem a posição do fotógrafo no entorno do Largo do Rosário.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que indiquem que o aluno percebe, em até 3 das 4 fotos, que a cena retratada na foto varia em função de pelo menos um dos 3 eixos-referenciais - x (qualquer rua tomada como referência no entorno do Largo), y (qualquer outra rua, no entorno do Largo, que cruze, perpendicularmente ou não, a primeira rua tomada como referência) e z (altura do fotógrafo em relação ao plano do chão) - do espaço físico que definem a posição do fotógrafo no entorno do Largo do Rosário.
FOTO 1 – no chão; de frente; na frente ou atrás da Praça; meio de lado (meio torto); em ângulo (meio de canto), na calçada; na rua; na Rua Barão de Jaguara.
FOTO 2 – um pouco acima do chão; acima do chão; de frente; de frente da Praça; da janela de um prédio; atrás da Praça; da Rua Barão de Jaguara; num primeiro andar; em cima do Éden bar; num sobrado; do alto; de cima; de cima de uma árvore.
FOTO 3 – bem de cima; bem do alto; em cima de um prédio, num plano elevado, num prédio, no alto; de um helicóptero.
FOTO 4 - no chão; de frente; na frente ou atrás da Praça; meio de lado (meio torto); em ângulo (meio de canto), na calçada; na rua; na Rua Barão de Jaguara; no chão, mas mais longe (mais distante) dos prédios.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que indiquem que o aluno não percebe que, em cada uma das 4 fotos, a cena retratada na foto varia em função de pelo menos um dos 3 eixos-referenciais - x (qualquer rua tomada como referência no entorno do Largo), y (qualquer outra rua, no entorno do Largo, que cruze, perpendicularmente ou não, a primeira rua tomada como referência) e z (altura do fotógrafo em relação ao plano do chão) - do espaço físico que definem a posição do fotógrafo no entorno do Largo do Rosário. Exemplos: 1) FOTO 1, FOTO 2, FOTO 3, FOTO 4: num bar, numa padaria, numa clínica dentária, no ar, no mar, num avião, num carro, eu não gosto de tirar fotografia, eu não sei porque não fui que tirei a foto, etc. 2) FOTO 1: de cima de um prédio da praça; FOTO 2: do chão; FOTO 3: da rua; FOTO 4: do alto.
OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM B do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e narrativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos imagético e narrativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de transformação paisagística e competição literária quando mobilizada em contextos de urbanismo público e gestão do espaço público.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer narrativas com um certo grau de elaboração textual e que façam menção às transformações urbanísticas e arquitetônicas pelas quais, com base nas fotos, a Praça passou, como, por exemplo, ao citar a demolição (a qual pode figurar como “desaparecimento”) da Igreja do Rosário (não há necessidade de que citem o nome) e a construção do Fórum (ou “de um prédio”), o “aparecimento” e “desaparecimento” do Monumento a Campos Sales (não é necessário citar o nome) bem como do Monumento aos Constitucionalistas (também não é necessário citar o nome, já que podem dizer que “havia um muro ao lado da igreja” ou “havia uma construção ao lado da igreja”), bem como o aumento ou diminuição de árvores e plantas (a aridez da Praça em alguns momentos). Essas narrativas podem fazer menção a outros exemplos: “antigamente havia mais árvores nas praças”; “antigamente havia bondes que passavam por estas ruas”; “as igrejas antigas eram mais bonitas”; “hoje as avenidas são mais largas”.
- Quaisquer narrativas atípicas que mobilizem informações e conhecimentos históricos pertinentes que não são inferíveis exclusivamente com base em análise visual das fotos e/ou que relatem e/ou problematizem as transformações urbanísticas pelas quais o Largo do Rosário passou, com coesão, argumentação, coerência e correção gramatical.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer narrativas com um certo grau de elaboração textual que façam menções - ainda que de maneira vaga, genérica e sem se dar conta das transformações específicas pelas quais passou a Praça Visconde de Indaiatuba (Largo do Rosário) – ao processo histórico ou à transformação (preservação/desenvolvimento) do espaço urbano. Exemplos de menções vagas: 1) “mudou muito”; 2) “muita coisa mudou”; 3) “mudou tudo”.
Repostas inadequadas
- Quaisquer narrativas com certo grau de elaboração textual e que mencionem pontualmente alguns elementos de uma ou de mais fotos, sem considerar mudanças ocorridas no Largo do Rosário ou que desconsiderem totalmente as fotos. Exemplos de menções: “é sempre o mesmo lugar”; “as fotos são todas iguais” ou “não muda nada”. Exemplos: 1) “Em uma cidade pequena, viviam pessoas...”; 2) “Meu pai nasceu em Campinas...”.
- Quaisquer respostas que não constituam uma narrativa minimamente elaborada, mesmo que baseada em elementos de uma ou de mais fotos e desconsiderem as mudanças ocorridas no Largo do Rosário. Exemplos: 1) Nas fotos tem gente, prédios e árvores.
OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM C do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo da linguagem a partir de um texto que faz usos imagético e narrativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de transformação paisagística quando mobilizadas em contextos de urbanismo público e gestão do espaço público.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas (politicamente corretas ou não) que apresentem argumentos pertinentes (ligados à prática e contextos considerados) e que associem direta ou indiretamente as transformações arquitetônicas e urbanísticas às transformações de estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais. Exemplos: 1) Pela necessidade de mais fluidez no tráfego; 2) Pelo aumento de veículos (de carros, de ônibus) nas ruas; 3) Pelo crescimento da cidade; 4) Porque os prefeitos querem; 5) Para ficarem mais bonitos; 6) Porque é moda; 7) Porque o centro da cidade é sempre modificado; 8) Porque derrubam as igrejas; 9) Para construir shopping centers; 10) Em virtude do progresso; 11) Porque a sociedade muda; 12) Porque as pessoas que transformam os espaços mudam; 13) Porque o gosto muda.
- Quaisquer respostas atípicas que além de apresentarem um ou mais argumentos pertinentes, problematizam a relação preservação/desenvolvimento explicitando posicionamentos, concepções e valores. Exemplos: 1) Porque o avanço tecnológico e as necessidades de locomoção e trabalho das pessoas exigem modificação dos meios de transporte públicos e ruas mais largas, estacionamentos, etc.; 2) Porque um prefeito gosta de destruir o que o anterior fez e fazer uma outra coisa diferente no lugar para mostrar trabalho.
Respostas parcialmente adequadas
- Não há.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que não apresentem argumento(s) e/ou que apresentem argumentos não pertinentes, isto é, que não se refiram à prática e/ou ao contexto de modificações na paisagem urbanística, ao longo do tempo. Exemplos: 1) Porque é bonito e lindo; 2) O largo já foi mais bonito; 3) Porque nasce muita gente; 4) Porque sim; 5) Porque o tempo passa muito rápido; 6) Porque o mundo carece; 7) Porque ocorre o empobrecimento.
OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM D do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e opinativo da linguagem, a partir de um texto em que se faz usos imagético e narrativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de transformação paisagística quando mobilizadas em contextos de urbanismo público e gestão do espaço público.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que apresentem argumento(s) coerente(s)/pertinentes que expressem valores e posicionamentos em favor de realização de práticas de preservação ou de transformação da arquitetura e do urbanismo dos espaços públicos em nome da sustentabilidade do meio-ambiente e/ou da qualidade de vida da população; etc. Exemplos: 1) Não, porque antes havia mais espaços livres e as pessoas circulavam melhor; 2) Sim, porque na primeira fotografia o espaço está sendo ocupado pelas pessoas, como deveria ser, enquanto que, na terceira fotografia, quase não há pessoas andando, só veículos”; 3) Não, porque na primeira fotografia o espaço está sendo ocupado só pelas pessoas, e ele teve que se modificar para possibilitar a circulação de carros e ônibus; 4) Sim, porque na segunda e na quarta fotografias quase não há árvores e é importante conservarmos a vegetação para nossa saúde; 5) Não, porque tem de mudar porque as necessidades mudaram; 6) Não, porque os carros e os ônibus modernos precisam de mais espaço do que as charretes e os bondes; 7) Não poderia ter sido preservado, porque hoje as ruas estão mais largas e o espaço dado à praça mudou; 8) Sim, porque é ecologicamente mais correto; 9) Sim, porque havia menos poluição visual; 10) Sim, porque as pessoas a pé se deslocam melhor e faz bem para a saúde; 11) Sim, deveria ser preservado, porque as pessoas eram mais felizes antigamente; 12) Deve mudar, porque a moda muda.
- Quaisquer respostas atípicas que problematizem de forma pertinente a tensão entre preservação e desenvolvimento, apresentando argumentos, valores e posicionamentos diretamente conectados à qualidade de vida da população e ao conceito de patrimônio histórico. Exemplo: 1) Depende, porque ao mesmo tempo em que precisamos atender às novas necessidades que aparecem devido ao progresso tecnológico e aumento da população, devemos também preservar os espaços públicos porque eles mantêm a memória da cidade e os modos de vida. Então, a cidade deveria buscar outras alternativas para as exigências do progresso, sem destruir a sua memória.
Respostas parcialmente adequadas
- Não há.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que não apresentem argumentos ou que apresentem argumentos incoerentes com a opção feita, ou, ainda, que não façam referência à prática e/ou contexto do paisagismo urbano público. Exemplos: 1) Não, porque é do gosto de cada um; 2) Não, porque cada um faz do jeito que quer; 3) Deveria ser preservado porque eu gostei mais da primeira foto; 4) O Largo do Rosário é preservado e bonito; 5) Eu gosto do Largo do Rosário; 6) Ele vai ser construído por pessoas; 7) Porque eu sempre passo por ali.