OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM A do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam práticas de medição de altura em contextos de atividade de gestão pública do lixo da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Respostas, obtidas ou não mediante procedimentos algorítmicos escritos, que explicitem o número 640, acompanhado da unidade de medida correta, o metro (ou de seus múltiplos ou submúltiplos). Exemplos: 1) 640 metros; 2) 640 m; 3) seiscentos e quarenta metros; 4) 0,64 Km (ou quilômetros).
- Quaisquer respostas que, além de explicitarem o resultado correto (640 metros), problematizem, de algum modo, o texto de origem em seu contexto. Exemplos: 1) Se a Cetesb autorizar, a altura será de 640 m, mas se ela não autorizar, a prefeitura não terá para onde levar o lixo até que o aterro Delta B seja formado; 2) Se a Cetesb autorizar, a altura vai para 640 m, mas aí a prefeitura vai pedir para aumentar mais e mais e o lixo vai cair tudo para fora.
Respostas parcialmente adequadas
- Respostas, obtidas ou não mediante procedimentos algorítmicos escritos, que explicitem o número 640, sem que ele venha acompanhado de unidades de medida adequadas, isto é, o metro (ou de algum de seus múltiplos ou submúltiplos). Exemplos: 1) 640; 2) seiscentos e quarenta.
- Respostas corretas, mas que não expressem o resultado da altura máxima do aterro através de um único número natural. Exemplos: 1) 630 + 10 metros; 2) 630 + 10; 3) seiscentos e trinta (metros) mais dez (metros); 4) dez metros a mais que 630.
- Quaisquer respostas não completamente satisfatórias, como as dos dois itens anteriores, mas que problematizem, de algum modo, o texto de origem em seu contexto. Exemplos: 1) Se a Cetesb autorizar, a altura será de 10 m além dos 630, mas se ela não autorizar, a prefeitura não terá para onde levar o lixo até que o aterro Delta B seja formado; 2) Se a Cetesb autorizar, a altura vai para 630 m mais 10 metros, mas aí a prefeitura vai pedir para aumentar mais e mais e o lixo vai cair tudo para fora.
Repostas inadequadas
- Respostas, obtidas ou não mediante procedimentos algorítmicos escritos, diferentes do número 640, acompanhado ou não da unidade de medida adequada, o metro (ou de algum de seus múltiplos ou sub-múltiplos). Exemplos: 1) 630 metros; 2) 10 metros a mais.
- Respostas "evasivas", isto é, que desconsideram o comando textual e a prática que está sendo focalizada, e que mantenham ou não o contexto de atividade. Exemplos: 1) o lixo é prejudicial à saúde; 2) Eu gostaria de voar de asa delta.
OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM B do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam a práticas de proporcionalidade no contexto de atividade de gestão pública do lixo urbano da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Quaisquer cálculos, esquemas ou procedimentos explícitos que expressem o domínio da proporcionalidade e conduzam a um dos resultados corretos (para o mês de 30 ou 31 dias), não necessariamente acompanhado pela unidade de medida (tonelada). Exemplos: 1) procedimentos adequados que conduzam às respostas: 25.500 toneladas (mês de 30 dias) ou 26.350 (mês de 31 dias) toneladas. Exemplos de procedimentos adequados: 1) 850 corresponde a 1 dia, 8500 corresponde a 10 dias, 25500 corresponde a 1 mês; 2) procedimento egípcio (multiplicação por duplicação); 3) regra de 3 simples e direta.
- Quaisquer respostas que esclareçam, ampliem e/ou problematizem de algum modo o enunciado, sendo um deles o que explicite e argumente em favor da relatividade dos resultados em função da variação do número de dias do mês (28 dias, 29 dias, 30 dias ou 31 dias). Qualquer que seja o caso, o esclarecimento, a ampliação ou a problematização deverá vir acompanhada de pelo menos um procedimento adequado e de resultado correto.
- Quaisquer respostas que se encaixem em um dos itens anteriores, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos (complementos): 1) A cidade vai produzir 25.500 toneladas de lixo (explicitando os cálculos), mas esse número pode variar de mês para mês: um mês produz mais, outro menos; 2) É 25.500 (explicitando o procedimento), mas isso é apenas uma média.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer cálculos, esquemas ou procedimentos explícitos que expressem o domínio da proporcionalidade, embora levem, por alguma razão (por exemplo, procedimento incompleto), a resultados incorretos (para o mês de 30 ou 31 dias), e/ou não venham acompanhados pela unidade de medida (tonelada). Exemplos de procedimentos adequados que levam a resultados incorretos: 1) 850 corresponde a 1 dia; 2 dias, 1600; 10 dias, 16000; 30 dias, 380.000; 2) 850 corresponde a 1 dia, 8500 corresponde a 10 dias, 17000 corresponde a 20 dias (o procedimento mostra um uso adequado da proporcionalidade, mas está incompleto, pois não supôs ou explicitou o mês como tendo apenas 20 dias).
- Quaisquer cálculos, esquemas ou procedimentos explícitos que expressem o domínio da proporcionalidade e levem a resultados corretos para meses de 28 ou 29 dias. Exemplos: 1) 850 X 29 = 24.650; 2) 850 X 28 = 23.800.
- Uma ou mais das seguintes respostas diretas (sem explicitar procedimentos escritos), acompanhadas ou não pela unidade de medida: 1) 25.500; 2) 26. 350; 3) 24.650; 4) 23.800.
- Quaisquer respostas que se encaixem em um dos itens anteriores, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos (complementos): 1) A cidade vai produzir 23.800 toneladas de lixo (explicitando os cálculos), mas esse número pode variar de mês para mês: um mês produz mais, outro menos; 2) É 380.000 (explicitando o procedimento adequado que conduziu a esse resultado incorreto), mas isso é apenas uma média.
Repostas inadequadas
- Todo procedimento algorítmico que não expresse um domínio satisfatório da proporcionalidade e/ou que considerem meses com número de dias diferente de 28, 29, 30 ou 31. Exemplos: 1) 850 corresponde a 1 dia, 8500 corresponde a 10 dias, 17000 corresponde a 1 mês (aqui o mês foi considerado como tendo 20 dias).
- Respostas "evasivas", isto é, que desconsideram o comando textual e a prática que está sendo focalizada, e que mantenham ou não o contexto de atividade. Exemplos: 1) o lixo é prejudicial à saúde; 2) Eu gostaria de voar de asa delta; 3) Eu adoro toneladas; 4) Não sei o que é tonelada.
OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM C do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam a prática de proporcionalidade em contextos de atividade de gestão pública do lixo urbano da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que apresentem o resultado correto. Exemplos: 1) 2.500; 2) 2.500 Quilos; 3) 2.500 (Kg, Quilograma); 4) 2.500.000 gramas.
- Quaisquer respostas que apresentem o resultado correto e estejam acompanhadas de cálculos, esquemas ou procedimentos que expressem o domínio da proporcionalidade. Exemplos de procedimentos adequados, ainda que não obrigatórios: 1) 1 tonelada – 1000 Kg, 2 toneladas – 2000 kg, ½ (meia) ou 0,5 tonelada – 500 kg, 2 toneladas e meia, 2.500 quilos; 2) 1000 x 2,5= 2.500; 3) 1.000 + 1.000 + 500 = 2.500.
- Quaisquer respostas que se encaixem em um dos itens anteriores, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos: 1) Vai ser 2.500 toneladas, mas eu não sei se essa quantidade de lixo ultrapassar a altura do aterro delta A; b) Será 2.500, mas essa pergunta não se relaciona com o texto.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que apresentarem cálculos, esquemas ou procedimentos adequados, mas que levem a resultados incorretos. Exemplos: 1) 1000 x 2,5 = 2.000.
- Quaisquer respostas que se encaixem no item anterior, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos: 1) Vai ser 2.000 toneladas, mas eu não sei se essa quantidade de lixo ultrapassar a altura do aterro delta A; b) Será 2.000, mas essa pergunta não se relaciona com o texto.
Repostas inadequadas
- Toda resposta que apresente resultado diferente de 2.500 Kg. Exemplos: 1) 2.500 toneladas; 2) 1000 quilos, 3) 2 toneladas e meia; 4) 2,5 toneladas; 5) Eu não sei o que é tonelada; 6) etc.
- Quaisquer respostas que apresentarem o resultado correto (2.500) obtido através de cálculos, esquemas ou procedimentos que não indiquem o domínio da proporcionalidade. Exemplos: 1) 1000 quilos + 1000 quilos + 100 quilos = 2.500 quilos; 2) meia tonelada = 5000 : 2 = 2.500.
- Respostas "evasivas", isto é, que desconsideram o comando textual e a prática que está sendo focalizada, e que mantenham ou não o contexto de atividade. Exemplos: 1) as toneladas prejudicam a nossa saúde; 2) Eu adoro toneladas; 3) Não sei o que é tonelada; 4) Não sei quanto é meia tonelada.
OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM D do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e explicativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam a prática algorítmica da multiplicação aritmética no contexto de gestão pública do lixo urbano da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que demonstrem entendimento das regras subjacentes ao Sistema de Numeração Decimal, explicitando, de algum modo, a explicação que o espaço vazio corresponde à multiplicação por dez ou por uma dezena. Exemplos: 1) Porque ele (o espaço em branco) corresponde a um zero; 2) Porque ele (o espaço em branco) é a casa das unidades e ela tem que ser zero; 3) Está em branco porque tem que ser zero; 4) Está em branco porque a multiplicação de 78 por 10 é 780; 5) É zero, porque está multiplicando dezena por unidade.
- Quaisquer respostas que se encaixem no item anterior, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos: 1) Está em branco porque tem que ser zero, mas essa conta tá fora de lugar, não combina com o texto do lixo; 2) Quando fazemos uma multiplicação precisamos respeitar certas regras para o resultado ser correto. Por exemplo, as unidades devem ficar debaixo das unidades, as dezenas embaixo das dezenas, etc. Na conta dada, o espaço deve ficar em branco porque é a casa das unidades que deverá ser zero; 1) Está em branco porque tem que ser zero, mas se a conta fosse feita deitada (decompondo os fatores em unidades, dezenas, centenas, etc.), não precisaria do espaço em branco.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que demonstrem entendimento parcialmente satisfatório das regras subjacentes ao Sistema de Numeração Decimal. Exemplos: 1) Porque ele (o espaço em branco) é a casa das unidades; 2) Porque na segunda linha, tem que começar na casa das dezenas.
- Quaisquer respostas que demonstrem entendimento parcialmente satisfatório das regras subjacentes ao Sistema de Numeração Decimal, mas que esclareçam ou problematizem, de um modo considerado pertinente, o texto ao qual o comando se refere. Exemplos: 1) Porque, na segunda linha, tem que começar na casa das dezenas, mas essa conta tá fora de lugar, não combina com o texto do lixo.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que não demonstrem entendimento das regras subjacentes ao Sistema de Numeração Decimal. Exemplos: 1) Tem que pular uma casa; 2) Tem que deixar a casa vazia; 3) Não tem número algum; 4)Teria que ter uma cruzinha; teria que ter o sinal de +; 5) porque o sinal de + está no lugar errado; 6) Porque a multiplicação não vai dar certo; 7) Porque armaram a conta errada; 8) Porque tem uma flecha verde.
- Respostas "evasivas", isto é, que desconsideram o comando textual e a prática que está sendo focalizada, e que mantenham ou não o contexto de atividade. Exemplos: 1) A professora não ensinou a fazer contas desse tamanho; 2) Nem imagino; 3) Eu não gosto de fazer continhas.
OBJETIVOS DO ITEM E DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM E do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e opinativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM E do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam práticas de gestão pública do lixo no contexto de atividade de gestão pública do lixo urbano da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM E DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Toda resposta (politicamente correta ou não) que oferecer uma ou mais sugestões (propostas) para a prefeitura lidar com o problema do lixo urbano. Exemplos: 1) reciclagem do lixo (por parte da prefeitura); 2) diminuir o que vai para o aterro; 3) deixar o lixo na rua; 4) levar o lixo para outra cidade; 5) queimar o lixo.
- Quaisquer respostas que justifiquem e/ou problematizem as sugestões ou propostas apresentadas, explicitando valores, posicionamentos, vantagens ou desvantagens da adoção das mesmas. Exemplos: 1) Separar o lixo nas casas, e levar para o aterro apenas o lixo orgânico, porque o que aumenta o tamanho do aterro é o lixo que não desmancha (que não se decompõe).
- Quaisquer respostas que questionem ou problematizem, justificando ou não, o próprio comando. Exemplos: 1) O problema do lixo é da prefeitura, não meu; 2) Todo político é ladrão e o problema do lixo nunca vai ser resolvido porque eles roubam o dinheiro; 3) O prefeito não faz nada, e não vai fazer nada para resolver o problema do lixo.
Respostas parcialmente adequadas
- Toda resposta que demonstre algum lastro com o contexto de atividade de produção de políticas públicas de saneamento básico relativamente ao lixo urbano, configurando-se, porém, como uma proposta ou sugestão indireta ou que está implicitamente sugerida. Exemplos: 1) O caminhão de lixo não entra nas ruas do meu bairro; 2) a prefeitura não usa o dinheiro direito; 3) o caminhão de lixo passa poucas vezes no meu bairro.
- Quaisquer propostas ou sugestões indiretas ou que sugiram implicitamente formas de contornar o problema e que justifiquem ou problematizem as sugestões indiretas apresentadas.
Repostas inadequadas
- Toda resposta que não demonstre algum lastro com o contexto de atividade de produção de políticas públicas de saneamento básico relativamente ao lixo urbano e/ou não se configurem como uma proposta (pertinente ou não). Exemplos: 1) o lixo de São Paulo é maior que o de Campinas; 2) no meu bairro as pessoas jogam lixo nos terrenos baldios; 3) Meu pai não gosta do prefeito.
OBJETIVOS DO ITEM F DO TEXTO 6
- Um objetivo do ITEM F do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM F do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam práticas de gestão pública do lixo e consumo em contextos de atividade de gestão pública do lixo urbano da cidade de Campinas.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM F DO TEXTO 6
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que estabeleçam diretamente algum tipo de relação (politicamente correta ou não, qualitativa e/ou quantitativa) entre as práticas de tratamento de lixo e as práticas midiáticas, mesmo que não apresentem propostas ou conexões com políticas públicas. Exemplos: 1) Quanto mais a gente consome, mais lixo a gente produz; 2) Hoje em dia, devido às propagandas, as pessoas consomem mais do que o necessário e produzem lixo demais; 3) Embora o aumento do consumo aumente o lixo, é legal a gente poder consumir mais; 4) As propagandas devem mesmo incentivar o consumo, e temos que dar um jeito para resolver o problema do aumento do lixo.
- Respostas que problematizem a durabilidade dos produtos e/ou o consumo de determinados produtos com elevado tempo de decomposição e/ou a relação entre o incentivo ao consumo apenas ligado ao lucro excessivo e rápido do mercado. Exemplos: 1) Acho que muitas vezes as propagandas incentivam o consumo de produtos descartáveis que prejudicam a natureza; 2) Essa pergunta não leva em consideração que os pobres consomem menos do que os ricos e são os ricos que produzem mais lixo; 3) Embora as propagandas incentivem o consumo excessivo, causando o aumento do lixo, a maior parte da população não tem dinheiro para comprar; 4) o maior lixo é produzido pelas indústrias, poluindo os rios e o ar que respiramos; 5) Todo mundo tem o direito de consumir, produzindo ou não lixo; 6) Não é a propaganda que leva as pessoas a consumirem, o consumo é uma necessidade.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que sugiram ou estabeleçam algum tipo de relação indireta (politicamente correta ou não, qualitativa e/ou quantitativa) entre as práticas de tratamento de lixo e as práticas midiáticas. Exemplos: 1) São as indústrias que produzem mais lixo; 2) Tem propaganda de cigarro na TV, mas eu não fumo; 3) tem propaganda de cigarro na TV e meu pai compra; 4) Não tem muita propaganda de celular na TV e todo mundo compra.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que não estabeleçam algum tipo de relação entre as práticas de tratamento de lixo e as práticas midiáticas. Exemplos: 1) Eu nunca pensei nisso; 2) Eu gosto das propagandas; 3) Meu pai comprou uma TV nas Casas Bahia; 4) propaganda é importante; 5) Minha mãe não deixa eu ver TV.