Caderno 1 Texto 5

 

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.

 

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam práticas de escrita numérica extensiva no SND, quando mobilizadas no contexto de gestão estatística de população metropolitana e gestão geopolítico-administrativa.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas em que os estudantes escrevam o número 2.330.000, por extenso, conforme as regras do SND, mesmo que com erros ortográficos. Exemplos: 1) Dois milhões, trezentos e trinta mil; 2) Dois milhão, tresentos e trinta mil; 3) Aproximadamente dois milhões, tresentos e trinta mil.
  • Quaisquer respostas atípicas em que os estudantes escrevam o número 2.330.000, ou outro qualquer, por extenso, acompanhadas de ponderações acerca da desatualização dessa e/ou de outras informações do texto.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem escritas numéricas mistas/abreviadas (não conformes ao SND) para o número 2.330.000, mesmo que com erros ortográficos. Exemplos: 1) 2 milhões, 330 mil; 2) Dois milhão e 330 mil.
  • Quaisquer respostas que apresentem escritas numéricas por extenso (no SND ou mista/abreviada) correspondentes ou ao número 1.000.000 ou ao número 3.330.000 (soma de 1.000.000 com 2.330.000), mesmo que com erros ortográficos. Exemplos: 1) Um milhão; 2) três milhões, 330 mil;
  • Quaisquer respostas que apresentem escritas numéricas por extenso (no SND ou mista/abreviada) correspondentes a valores aproximados da população da RMC. Exemplos: 1) Aproximadamente três milhões; 2) Aproximadamente dois milhões, 330 mil.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem escritas numéricas, não por extenso, correspondentes a números aos quais o texto faz referência. Exemplos: 1) 2.330.000; 2) 1.000.000; 3) 18. ; 3) Aproximadamente um milhão. .
  • Quaisquer respostas que apresentem escritas numéricas diferentes das consideradas adequadas ou parcialmente adequadas. Exemplos: 1) Um mil, novecentos e sessenta e cinco; 2) Dois mil e onze.
  • Quaisquer respostas atípicas que não apresentem escritas numéricas e/ou que transgridam a prática da escrita numérica e/ou o contexto geopolítico a que se refere o texto.  Exemplo: 1) Não sei o que é região metropolitana; 2) minha família não mora em Campinas.

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM B do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto que faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.

 

 

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam práticas de delimitação territorial  quando mobilizada em contextos de gestão estatística de população metropolitana e gestão geopolítico-administrativa.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas em que os estudantes escrevam, mesmo com erros ortográficos, os nomes de duas cidades da Região Metropolitana de Campinas que constem dentre os relacionados abaixo:
  1. Americana;
  2. Artur Nogueira;
  3. Campinas;
  4. Cosmópolis;
  5. Engenheiro Coelho;
  6. Holambra;
  7. Hortolândia;
  8. Indaiatuba;
  9. Itatiba;
  10. Jaguariúna;
  11. Monte Mor;
  12. Nova Odessa;
  13. Paulínia;
  14. Pedreira;
  15. Santa Bárbara d’Oeste;
  16. Santo Antônio de Posse,
  17. Sumaré;
  18. Valinhos;
  19. Vinhedo.

 

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas em que os estudantes escrevam apenas um nome de cidade da Região Metropolitana de Campinas que conste dentre os listados em “respostas adequadas”, mesmo que com erros ortográficos.
  • Quaisquer respostas em que os estudantes escrevam um nome de cidade da Região Metropolitana de Campinas que conste dentre os listados em “respostas adequadas”, e outro que não faça parte dessa região. Exemplos: 1) Campinas e Limeira; 2) Jundiaí e Pedreira.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas em que os estudantes escrevam qualquer coisa que não o nome de pelo menos uma cidade da Região Metropolitana de Campinas. Exemplos: 1) Joaquim Egidio e Sousas; 2) EMEF e Barão Geraldo; 3) São Paulo e Brasília; 4) Estado de São Paulo e Nova Aparecida; 5) população; 6) 2.330.000 habitantes.

 

OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM C do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e argumentativo da linguagem a partir de um texto que faz usos verbal, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando da linguagem.  

 

  • Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam práticas de delimitação territorial quando mobilizadas em contextos de gestão estatística de população metropolitana e gestão geopolítico-administrativa.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem argumentos bem desenvolvidos, tendo por referência pelo menos um dos seguintes itens (consonantes com o texto da constituição estadual abaixo) ou outros também considerados pertinentes: 1) Ajuda mútua; 2) Planejamento em conjunto; 3) Fortalecimento para reivindicação; 4) Melhoria da qualidade de vida; 5) Promoção conjunta de discussões; 6) Encaminhamento de soluções de problemas comuns; 7) Planejamento de políticas públicas para a região; 8) Conurbação com o objetivo de eliminar fronteiras entre áreas rurais e urbanas de uma mesma cidade e/ou entre cidades; 9) Unificação da malha urbana de duas ou mais cidades em consequência do seu crescimento geográfico; 10) Crescimento populacional das cidades; 11) Planejamento urbanístico para o embelezamento da região (atração turística). Exemplos: 1) Para que este grupo de cidades, que ficam perto umas da outras, pense junto o que é melhor para todas; 2) Para que esse grupo de cidades se desenvolva e proporcione uma vida melhor para seus habitantes; 3) Para uma cidade ajudar a outra; 4) Para que as cidades fiquem melhor organizadas; 5) Para que todos da região possam ter uma vida melhor.

 

  • Respostas atípicas que explicitem a finalidade da criação de uma Região Metropolitana com elaboração argumentativa pertinente. Exemplos: 1) As razões seriam: juntar algumas cidades que se localizam perto umas das outras para que façam um planejamento em conjunto e se organizem para que todas se desenvolvam economicamente, socialmente e culturalmente bem como para promover uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.

 

OBSERVAÇÃO: No texto da Constituição Estadual, art. 153, e na Lei Complementar Estadual nº 760, de 1º de agosto de 1994, artigo 1º, a criação da Região Metropolitana tem a seguinte finalidade: “Agrupar Municípios limítrofes a fim de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, atendidas as respectivas peculiaridades, exigindo planejamento integrado e ação conjunta permanente dos entes públicos nela atuantes”.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Respostas incompletas, difusas ou pouco desenvolvidas, mesmo com erros ortográficos, mas das quais possam ser inferidos argumentos que se encaixem em uma ou mais das categorias listadas no item “repostas adequadas”. Exemplos: 1) Para vender coisas; 2) Para ficar bonita maior e muito bonita; 3) A razão é por calsa do número de habitantes.   

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que não apresentem argumentos ou que apresentem argumentos que não se encaixem em uma ou mais das categorias listadas no item “repostas adequadas”, e/ou apresentem argumentos que transgridam a prática ou o contexto referidos no texto. Exemplos: 1) Os ônibus as ruas os mapas; 2) Campinas São Paulo Rio de Janeiro oeste sul e norte; 3) Não há nenhuma razão; 4) Porque o prefeito quer; 5) Porque o estado tem 18 cidades; 6) Porque Campinas tem uma região metropolitana.

 

OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM D do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo,  verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam práticas de proporcionalidade quando mobilizadas em contextos de gestão estatística de população metropolitana e gestão geopolítico-administrativa.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem cálculo, esquema ou texto que expressem o domínio da proporcionalidade e que, mediante um ou mais desses procedimentos, obtenham o resultado correto. Exemplos: 1) 100x10=1000 e 6x10=60, então, tem 60 crianças no bairro; 2) 1000/100 = 10 e 10x6 = 60, então, tem 60 crianças no bairro; 3) Se para cada 100 (pessoas) 6 são crianças, então, tem 60 (crianças);  4) 100 = 6; 200 = 12; ...., 1000 = 60.
  • Quaisquer respostas que apresentem diretamente o resultado correto. Exemplos: 1) 60; 2) sessenta; 3) secenta; etc.
  • Quaisquer respostas atípicas que, além de explicitar o domínio da proporcionalidade e a resposta correta, problematizem, de algum modo, o texto de origem em seu contexto.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem resultado incorreto, mas que apresentem, também, um procedimento, esquema ou texto que expresse o domínio da prática da proporcionalidade. Exemplos: 1) erros de cálculo; 2) resultados parciais, como: 1000: 10 = 100.  

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas, corretas ou não, obtidas ou não mediante cálculos, esquemas ou procedimentos que não expressem o domínio da proporcionalidade. Exemplos: 1) 100/6 = 15; 2) 1000 + 100 + 6 = 1106; 3) 30 X 2 = 60; 4) Meu bairro tem crianças.  
  • Quaisquer respostas diretas que apresentem resultado diferente de 60.

 

 

 

OBJETIVOS DO ITEM E DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM E do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo  da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM E do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam práticas de algorítmica da divisão aritmética quando mobilizadas em contextos de gestão estatística de população metropolitana,  gestão geopolítico-administrativa.

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM E DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Respostas que apresentem algoritmos escritos e/ou esquemas da divisão (processos longo, curto, processo americano, esquemas com o material dourado e/ou outros algoritmos não usuais, etc.), chegando mediante um ou mais desses processos à resposta correta: quociente = 12 e resto = 40.

Obs dos corretores: Incluir resposta 12,5

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Respostas que, sem armar algoritmos escritos e/ou esquemas, apresentem o quociente correto (12) e o resto correto (4). Exemplos: 1) 12 e resto 4.
  • Respostas que, sem armar algoritmos escritos e/ou esquemas, apresentem o quociente correto (12) e o resto incorreto, ou então, não explicitem o resto. Exemplos: 1) 12; 2) 12 e resto diferente de 4; 3) 1000 : 80 = 12.
  • Respostas que apresentem algoritmos escritos e/ou esquemas, cujas configurações obedeçam às regras do sistema de numeração decimal, mas que resultem em quocientes e/ou restos incorretos, devido a erros de cálculo (tabuada, controle de zeros, subtração), perceptíveis nos procedimentos apresentados.

 

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas diretas que apresentem quociente e/ou restos diferentes, respectivamente, de 12 e de 4.
  • Quaisquer respostas (corretas ou não) obtidas mediante procedimentos algorítmicos distintos dos da divisão. Exemplos: 1) Efetuar outra operação com os mesmos números, tal como: 1000+80.
  • Quaisquer respostas em que é efetuada, corretamente ou não, uma divisão com números diferentes dos que constam no comando textual. Exemplo: 1) 8000 : 10.
  • Quaisquer respostas evasivas, ainda que pertinentes ao contexto do texto 5. Exemplos: 1) O bairro não tem 80 crianças; 2) O meu bairro tem mais crianças; 3) Este item não tem relação com o texto 5.