Caderno 1 Texto 7

 

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 7

 

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.

 

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam práticas de reciclagem de papel e de tipificação do lixo,  quando mobilizadas nos contextos de gestão pública do lixo e de indústria de reciclagem de papel.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 7

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas idênticas ou equivalentes a: "produzir papel reciclado". Exemplos: 1) a produção de papel reciclado; 2) fazer papel reciclado; 3) fazer papel novo a partir de papel já utilizado (e jogado no lixo).

 

  • Quaisquer respostas idênticas ou equivalentes a: "produzir papel reciclado", ainda que excedam/alterem a construção gramaticalmente bem formada de uma frase na Língua Portuguesa: Exemplos: 1) pode fazer papel novo com as aparas; 2) para produzir papel reciclado; 3) para fazer papel reciclado.

 

  • Quaisquer respostas atípicas que contemplem informações pertinentes sobre a reciclagem de lixo, que vão além da solicitada pelo comando. Exemplos: 1) Devemos evitar o corte de árvores adultas, porque a natureza deve ser preservada. Como as árvores são utilizadas para a fabricação de papel e é importante termos papel para escrever e para outras necessidades, então, o papel usado deve ser reciclado; 2) nada, pois eles reciclam o papel, mas vendem por um preço mais caro e a gente que ajuda a reciclar o lixo não tem vantagem nenhuma.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas parcialmente equivalentes (por particularização dos usos das aparas; por generalização parcialmente pertinente dos usos das aparas, etc.) a "produzir papel reciclado", ainda que excedam/alterem a construção gramaticalmente bem formada de uma frase na Língua Portuguesa. Exemplos: 1) produzir papel; 2) a produção de papel; 3) Utilizar em caixas de supermercado; 4) Criar cadernos; 5) Ajudar o meio ambiente; 6) poder evitar o corte das árvores; 7) Para reciclar (para reciclagem); 8) Para fazer brinquedos; 9) reciclar lixo (inorgânico); 10) lixo inorgânico.

 

 

 

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas baseadas em informações inadequadas em relação ao uso das aparas ou que não façam referência a práticas de preservação do meio ambiente e/ou ao contexto de atividade da indústria de papel reciclado. Exemplos: 1) reciclar lixo orgânico; 2) papel, papelão, vidro e plástico; 3) não sei (para que são utilizadas); 4) não sei o que são aparas; 5) não sei o que significa reciclado; 6) aparar árvores adultas; 7) Para fazer casinha de cachorros e guardar as ferramentas.

 

  • Quaisquer respostas que possam ser tomadas como atípicas inadequadas: Exemplos: 1) Eu acho o papel reciclado bonito, gostoso de escrever e bom para imprimir; 2) Para fazer um monte de coisa legal; 3) Papel reciclado é barato.    

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 7

 

  • Um objetivo do ITEM B do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.

 

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam práticas de preservação ambiental e de reciclagem de papel quando mobilizadas nos contextos de gestão pública do lixo e da indústria de reciclagem de papel.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 7

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas de natureza explicativa e/ou argumentativa que utilizem explicitamente o argumento contrário ao corte de árvores adultas e/ou outros motivos pertinentes relativos ao contexto de atividade da indústria de papel, tais como: diminuição do consumo de água; economia de energia elétrica. Exemplos: 1) Porque a reciclagem de aparas evita o corte de árvores adultas; 2) Quanto mais papel usado for reciclado e re-aproveitado, mais contribuímos para a manutenção das florestas, porque menos árvores serão cortadas; 3) mais reciclagem menos árvores cortadas e menos florestas devastadas; 4) Porque gera economia de energia elétrica e/ou de água; 5) Quando uma árvore adulta é cortada, demora muito tempo para crescer outra árvore no lugar e assim as florestas vão se acabando; 6) quanto mais papel for produzido mais árvores têm que ser cortadas e plantadas novamente.

 

  • Quaisquer respostas que possam ser tomadas como adequadas e atípicas: Exemplos: 1) Evitar o corte de árvores adultas contribui para que a natureza seja preservada. Como as árvores são utilizadas para a fabricação de papel e é importante termos papel para escrever e para outras necessidades, então, as aparas devem ser recicladas; 2) Não adianta muito reciclar as aparas se a gente continuar produzindo e gastando muito papel; é melhor escrever em outro lugar e não embrulhar as coisas com papel, porque aí não precisa cortar as árvores; 3) Escrever e ler apenas no computador, mandar cartas e bilhetes pela internet, não embrulhar coisas com papel ajuda a economizar papel e não precisamos prejudicar as árvores e a natureza.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas, ainda que pouco elaboradas, que apresentem (por particularização e/ou generalização dos usos das aparas) argumentos distintos daquele de se evitar o corte de árvores adultas, mas que façam referência à prática de preservação ambiental. Exemplos: 1) Pode contribuir deixando tudo limpo; 2) Pode produzir papel reciclado para ajudar o planeta; 3) Não jogando lixo nas ruas, nos rios e na natureza; 4) Porque evita que as pessoas joguem na natureza.

 

  • Quaisquer respostas que possam ser tomadas como parcialmente adequadas e atípicas: Exemplo: 1) Reciclar é bom, mas não adianta muito, porque nós reciclamos o papel, mas eles vendem por um preço mais caro e a gente que ajuda a reciclar o lixo não tem vantagem nenhuma.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que apresentem frases que não são argumentos ou explicações relativamente ao comando da pergunta ou a práticas de preservação do meio ambiente.  Exemplos: 1) É importante reciclar as aparas; 2) Não devemos cortar árvores; 3) Preservar o meio ambiente é dever de todos; 4) Porque o papel reciclado é bom e bonito; 5) Porque em minha casa meu pai não usa papel; 6) Porque ele nunca cortou uma árvore; 7) Em minha casa a gente separa o lixo orgânico do inorgânico; 8) Em minha casa só temos uma lata de lixo; 9) Sim pode vai ajudar.

 

OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 7

 

  • Um objetivo do ITEM C do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem, a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 7 é verificar como os alunos significam práticas de proporcionalidade, preservação ambiental e reciclagem de papel,  quando mobilizadas nos contextos de gestão pública do lixo e de indústria de reciclagem de papel.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 7

 

Respostas adequadas

 

  • Qualquer cálculo, esquema ou texto que expresse o domínio da proporcionalidade e obtenha o resultado correto, mesmo que não acompanhado pela unidade de medida (tonelada). Exemplos: 1) 3 toneladas;  2) 3t ou simplesmente 3; 3) 1 tonelada = 20 árvores, 2 toneladas = 40 árvores, 3 toneladas = 60 árvores; 4) 60 : 20 = 3; 5) 1) 20 + 20 + 20 = 3 toneladas; 6) 1 + 1 + 1 = 3 toneladas.

 

  • Quaisquer respostas que apresentem diretamente o resultado correto. Exemplos: 1) 3; 2) três; 3) treis.

 

  • Quaisquer respostas atípicas que explicitem um domínio adequado da prática de proporcionalidade e revelem um modo não usual de realizar e expressar o pensamento.

 

 

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Qualquer resultado incorreto, mas que apresente um procedimento, esquema, texto que expresse o domínio da proporcionalidade. Exemplos: a) 1 tonelada = 60 árvores, 2 toneladas = 120, 3 toneladas = 360; b) resultados parciais, tais como: 1 tonelada = 20, 2 toneladas = 40; c) 3000 toneladas.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas incorretas obtidas mediante cálculos, esquemas ou procedimentos que não expressem o domínio da proporcionalidade. Exemplos: 1) 60 x 20.

 

  • Quaisquer respostas que apresentem o resultado correto obtido através de procedimentos inadequados. Exemplos: 1) 60 + 60 + 60 = 3 toneladas; 2) 30 : 10 = 3 toneladas.

 

  • Quaisquer respostas diretas que apresentem resultado diferente de 3.

 

  • Quaisquer respostas evasivas relacionadas ou não ao texto 7. Exemplos: 1) aparas podem ser usadas para produzir papel reciclado; 2) não devemos cortar árvores.