Caderno 2 Texto 1

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 1

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto que faz usos normativo, verbal e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam práticas de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A TEXTO 1

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo um uso da linguagem para relacionar a função de proteção dos cílios para os olhos com a função de proteção da mata ciliar para os cursos d’água, expressem conhecimento adequado das práticas de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental. Exemplos: 1) Os cílios protegem o olho e as árvores protegem o rio; 2) A mata ciliar protege o rio de poeira e areia e mais coisas e os cílios também protegem de poeira, areia e mais coisas; 3) A mata ciliar é a mesma coisa do que os cílios porque eles protegem os olhos e a mata ciliar protege o rio; 4) Os cílios protegem o olho da poluição e a mata ciliar faz a mesma coisa, mas com a água; 5) Os dois protegem.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, embora não façam um uso da linguagem para relacionar a função de proteção dos cílios para os olhos com a função de proteção da mata ciliar para os cursos d’água, expressam algum conhecimento sobre as práticas de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental. Exemplo: 1. A mata ciliar é o jeito de preservar os cursos de água e não permitir a destruição; 2. Porque a mata ciliar é uma vegetação e os cílios são pelos presos às pálpebras; 3. A mata ciliar protege os rios. 4. (atípica). A mata ciliar dá vegetais e tem água limpinha e os cílios protegem os olhos da poeira e quando são lavados com as águas da mata ciliar ficam limpinhos igual às águas da mata ciliar. 5.(atípica) A mata ciliar tem várias árvores com várias folhas, o mesmo dos cílios tem, vários pelinhos e o nome é quase igual.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não o uso da linguagem para relacionar a mata ciliar com os cílios dos olhos, não expressam algum conhecimento sobre práticas de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental. Exemplos: 1. Nada a ver com a mata ciliar; 2. Os cílios têm mais pó; 3. Não tem mata e os cílios. 4. Eu tive conjuntivite. 3. Os cílios são diferentes da mata e diferentes da poeira; 5. Era um rio ciliar.

 

 

 

 

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 1

 

  • Um objetivo do ITEM B do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto que faz usos normativo,  imagético e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam práticas de preservação de cursos d’água no campo de atividade humana de gestão ambiental.

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 1

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo um uso informativo e explicativo da linguagem, indiquem a foto 2 e justifiquem de forma pertinente que nela o curso d’água está preservado porque a mata ciliar está preservada. Exemplos: 1. A foto 2, porque a 1 está suja de barro, lama, etc. e a foto 2 está mais linda e preservada; 2) A foto 2 foi a mais preservada por causa da mata ciliar; 3) A foto 2 porque tem mata ciliar.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que não indiquem opção alguma por uma das fotos, mas que façam um uso informativo e explicativo da linguagem, expressando um conhecimento adequado ou parcialmente adequado de preservação dos cursos d’água. Exemplos: 1) A foto 2 está mais ou menos limpa. Na foto número 1 o rio está muito sujo.

 

  • Quaisquer respostas que, ainda que não façam um uso informativo e explicativo da linguagem, elejam a foto 2, expressando ou sugerindo algum conhecimento da prática de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental. Exemplos: 1) O número 2 tem mato e selvas; 2) A água da foto 2 está mais limpa; 3) A foto 2 tem mais árvores.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que elegendo ou não uma das fotos (mesmo que a foto 2), e fazendo ou não usos informativo e explicativo adequados da linguagem, não expressam conhecimentos adequados relativos à prática de preservação de cursos d’água em contextos de gestão ambiental. Exemplos: 1) A foto 1 porque tem muita sujeira; 2) Foi a foto 1, porque a número 2 é a mais limpa do que a 1; 3) A foto 1 porque ela não está igual à outra. A foto 1 está mais bonita (atípica); 4) A foto 2 porque, antes, a número 2 tinha bastante água e hoje está tudo estragado. E o número 1 está bonitinho; 5) O rio que tem o cruzamento; 6) Por causa da poluição.

 

 

 

OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 1

  • Um objetivo do ITEM C do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que faz uso normativo, verbal e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam a prática de interdependência funcional em contextos de gestão ambiental e de preservação de cursos d’água.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 1

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer repostas que indiquem que a largura mínima da mata ciliar a ser preservada é de 100m, mesmo com erros ortográficos. Exemplos: 1) 100m; 2) Cem metros; 3) Sem metros; 4) 10.000 cm.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que indiquem um valor igual a 100, sem ser acompanhado da unidade de medida metro (m) ou acompanhado de outras unidades ou símbolos que sugiram a intenção de uso de uma unidade de medida. Exemplos: 1) 100; 2) cem; 3) Sem; 4) É 100 % de largura; 5) 100 milímetros.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que indiquem um valor da largura da mata ciliar a ser preservada, que seja diferente de 100, acompanhado ou não de uma unidade de medida, bem como quaisquer outras respostas, numéricas ou não, que transgridam a prática de relacionar duas grandezas, no contexto de gestão ambiental. Exemplos: 1) 600; 2) 30; 3) A largura número 1; 4) 10 metros é o mínimo; 5) 600 milímetros.

 

OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 1

 

  • Um objetivo do ITEM D do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos normativo, verbal e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 1 é verificar como os alunos significam a prática de interdependência funcional em contextos de gestão ambiental e de preservação de cursos d’água.

 

 

 

 

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 1

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer repostas que, mesmo com erros ortográficos, indiquem que a largura do curso d’água pode ser menor do que 10 m. Exemplos: 1) Menor que 10 metros; 2) A largura pode ser menos que 10 metros; 3) Cerca de 500 milímetros.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que indiquem um número - natural ou não - menor do que 10 metros, acompanhado ou não da unidade de medida metro (m) ou acompanhado de outras unidades ou símbolos que sugiram a intenção de uso de uma unidade de medida. Exemplos: 1) 8 metros; 2) 8; 3) zero.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer repostas que expressem a largura do curso d’água por um número – natural ou não - maior ou igual a 10 metros, que venha ou não acompanhado de uma unidade de medida (adequada ou não), bem como quaisquer outras respostas, numéricas ou não, que transgridam a prática de relacionar duas grandezas no contexto da gestão ambiental. Exemplos: 1) Sim/Não; 2) 600; 3) 60 metros; 3) Pode ter 50 metros; 4) 200 ml.