Caderno 2 Texto 2

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 2 – CADERNO 2

 

Um objetivo do ITEM A do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto que faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam práticas de cuidado do outro em contextos de exploração no trabalho rural.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 2

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo da linguagem, apresentem diferenças de práticas de cuidado do outro em contextos de atividade de trabalho rural (no campo) e familiar (doméstico). Exemplos: 1) O jumento trabalha e o bichinho de estimação fica no colo, anda e fica sossegado; 2) O animal de estimação você cuida, brinca, deicha ele entrar dentro de casa etc. E o Jumento só trabalha; 3) O jumento trabalha a vida toda mas já o bichinho de estimação não trabalha, só fica no colo; 4) O jumento carrega carroça, peso, come capim e grama; os animais de estimação só dormem, comem carne e ficam no colo de seus donos e ficam mimosos; 5) O jumento é preguiçoso e o animal de estimação não é. E o bicho de estimação não trabalha e o jumento trabalha; 6) bichinhos recebem cuidados bons e o jumento é tratado com maldade; 7) Um animal de estimação recebe mais carinho porque ele convive com a gente. Já o Jumento vive solto e um doméstico não; 8) Ele (o jumento) é um animal livre não um animal doméstico. O doméstico come ração do seu tipo, já o animal livre come qualquer coisa; 9) Um animal de estimação precisa de muitos cuidados e o jumento não precisa tanto.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso ou não informativo da linguagem, apresentem diferenças, sem explicitar a comparação, entre práticas de cuidado do outro, podendo ou não remetê-las a outros contextos que não só os de trabalho. Exemplos: 1) Os animais recebem cuidados das pessoas tipo banho, tira carrapato, tira pulga, leva para toma vacinas, anda de coleira de pulga etc.; 2) O jumento trabalha na roça a vida inteira; 3) Eles recebem uma carga de peso e tem que levar sem fazer um pio; 4) Um pássaro tem duas diferenças que é, ele é pequeno e não tão difícil de cuidar.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso ou não informativo da linguagem, não apresentem diferenças e/ou não remetam a práticas de cuidado do outro, em outros contextos que não só os de trabalho. Exemplos: 1) Porque os dois trabalham; 2) É muito bom cuidar do animal; 3) Não, ele não é um animal de estimação porque é maltratado; 4) É porque um bichinho de estimação é um bichinho macio. O Jumento é um animal jumento.

 

 OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 2

  • Um objetivo do ITEM B do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos nem/nem, verbal e explicativo da linguagem a partir de um texto que faz uso alegórico, verbal e narrativo da linguagem.  

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam práticas de exploração do trabalho do outro em contextos de exploração no trabalho rural.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 2

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo o uso explicativo/informativo da linguagem, apontem para o conhecimento da expressão metafórica (“trabalhar feito um jumento”) em relação a práticas de exploração do trabalho do outro em contextos de atividade de trabalho no campo (rural). Exemplos: 1) Trabalhar feito um escravo; 2) Trabalhar feito um jumento e ao final não receber nada isto quer dizer uma injustiça; 3) Porque ele trabalha demais na roça; 4) Porque ele trabalha a vida toda/inteira; 5) E trabalha e mexe para lá e para cá e não pode parar; 6) Porque ele trabalha sem ele querer e faz tudo que o homem falava para ele fazer.

 

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso explicativo/informativo da linguagem, não apresentem, de forma explícita, um conhecimento da referida expressão metafórica, mas que remetam a práticas de exploração do trabalho do outro em outros contextos de atividade de trabalho no campo (rural). Exemplos: 1) Trabalhava feito um jumento pra no fim, nada! Nem um capinzinho fresquinho; 2) Feito um burro; 3) Trabalhar feito jumento é que anda devagar como fosse uma tartaruga, como fosse lerda.

 

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso explicativo/informativo da linguagem, não apresentem qualquer conhecimento da referida expressão metafórica e/ou não remetam a práticas de exploração do trabalho do outro em outros contextos de atividade de trabalho no campo (rural). Exemplos: 1) Porque ele é um jumento e ele trabalha feito um jumento; 2) Mas ele é um jumento; 3) Comer o seu capim fresquinho tipo deixar o pasto limpinho só dele comer.

 

OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 2

 

Um objetivo do ITEM C do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos nem/nem,  verbal e informativo da linguagem a partir de um texto que faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem. 

 

  • Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam práticas de exploração do trabalho do outro em contextos de exploração no trabalho rural.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 2

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo/comparativo da linguagem, apontem para semelhanças entre práticas de exploração do trabalho do outro, em contextos de trabalho, não exclusivamente no campo (rural). Exemplos: 1) O Jumento trabalha muito e não ganha nada, e o operário também trabalha muito e ganha pouco dinheiro; 2) O Jumento ganha pouca comida e é maltratado pelo seu patrão e uma empregada doméstica também; 3) O Jumento trabalha a vida inteira e nem tem onde morar e alguns trabalhadores também.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo/comparativo da linguagem, apontem uma única prática de exploração do trabalho do outro, não necessariamente em contextos de atividade de trabalho no campo (rural). Exemplos: 1) O Jumento trabalha muito e a empregada doméstica também trabalha muito; 2) A minha avó é igual o jumento , ela trabalha muito; 3)Os dois trabalham a vida inteira.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo/comparativo da linguagem, não façam referência a práticas de exploração do trabalho do outro em quaisquer contextos de atividade. Exemplos: 1) Olha, eu não sou disso não sabe, mas naquela hora me deu uma vontade danada de chorar (..).

 

 

OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 2

  • Um objetivo do ITEM D do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos nem/nem, verbal e informativo da linguagem a partir de um texto que faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.
  • Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam práticas de apelidação em contextos de exploração no trabalho rural.

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 2

 

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo da linguagem, indiquem as distintas reações do Jumento em relação a práticas de apelidação, em contextos de atividade de trabalho no campo (rural). Exemplos: 1)“Jegue”: é o mesmo que Jumento, “Burro”: ele não liga, “Mula”: ele chora; 2) “Jegue”: não tem reação nenhuma, “Burro”: ele não liga muito, “Mula”: é um xingamento forte.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, apresentem apenas uma única distinção entre as reações do Jumento em relação a práticas de apelidação em contextos de atividade de trabalho no campo (rural) ou em qualquer outro contexto. Exemplos: 1) “Jegue”: Me botavam para trabalhar a vida toda. “Burro”: mas eu nem ligo sabe outro dia eu estava subindo ladeira. “Mula: e demais resolvi dar no pe que leva à cidade; 2) “Jegue”:O Jumento é conhecido como jegue. “Burro: anda logo mula preguiçosa. “Mula” é uma raça feminina/ é femenina.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, não façam referências a práticas de apelidação em contextos de atividade de trabalho no campo (rural) ou em qualquer outro contexto. Exemplos: 1). Sou Jumento e pronto! Também conhecido como Jegue, etc.

 

OBJETIVOS DO ITEM E DO TEXTO 2

  • Um objetivo do ITEM E do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos nem/nem, verbal e opinativo da linguagem a partir de um texto que faz uso alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM E do TEXTO 2 é verificar como os alunos significam práticas de apelidação em quaisquer contextos de exploração no trabalho rural.

 

 

 

 

 

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM E DO TEXTO 2

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso opinativo/narrativo da linguagem, indiquem os elementos (por qual, por quem, por que, onde, como, consequência) relacionados a sentimentos, impressões ou estados subjetivos próprios e ligados a práticas de apelidação em quaisquer contextos de atividade (escolar, familiar etc.). Exemplos: 1) gordinha; minhas amigas; porque sou gordinha; na rua; de vez em quando; não gosto; 2) Zé; por todo mundo; porque eu jogo bola; na minha casa; zé homem; me sinto mal; 3) Bebê; minha mãe; porque ela gosta; em todo lugar; falando; eu não gosto; 4) de cabeção; pelo Giovane; porque ficam falando que minha cabeça é muito grande; na igrejinha e na escola; por minha cabeça grande; chingar; 5) de namoradinha do Ian; pela Iara; porque ela acha que eu gosto dele; na escola; quase todo mundo me chamam de namoradinha do Ian; fico muito brava e vou bater nela.

 

  • Quaisquer respostas que indicando ou não os elementos (por qual, por quem, por quê, onde, como, conseqüência), façam uso opinativo da linguagem para expressar um estado de indiferença em relação à prática da apelidação. Exemplos: 1) Eu não ligo; 2) Eu não me importo em ser apelidado.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso opinativo/narrativo da linguagem, indiquem apenas o primeiro dos elementos (por qual, por quem, por que, onde, como, consequência) relacionados a sentimentos, impressões ou estados subjetivos próprios, ligados a práticas de apelidação em quaisquer contextos de atividade (escolar, familiar etc), sem justificar ou narrar circunstâncias. Exemplos: 1) Não gosto de ser chamado de burro nem de jegue; 2) gordo; 3) pardal.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, usando ou não a linguagem para narrar ou opinar sobre suas impressões, sentimentos ou estados subjetivos relacionados ou não a contextos de trabalho, não façam qualquer referência a práticas de apelidação. Exemplos: 1) Não sei. 2) Homem.