Caderno 2 Texto 3

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 3 

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto em que se faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam práticas de alimentação, quando mobilizadas em contexto de gestão do lixo urbano.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 3

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que descrevam sentimentos ou estados subjetivos (independentemente da sua natureza; contraditórios ou não) relacionados a práticas de alimentação no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) Indignação; revolta; raiva; nojo; compaixão; piedade; tristeza; pena; etc.; 2) alegria; graça; riso, etc.; 3) Ânsia, pois comer lixo é nojento e traz doença, pode até morrer; 4) vontade de cuidar de uma pessoa.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

·      Quaisquer respostas em que a linguagem é utilizada com propósitos distintos dos de descrever sentimentos ou estados subjetivos quaisquer, mas que estejam ainda relacionadas a práticas de alimentação no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) O meu sentimento é que o homem não tem nada para comer; 2) Chama homem de bicho; 3) Que o homem pegava comida no lixo; 4) Que o homem está com muita fome por isso ele está assim; 5) Eu acho que se ele fosse rico ele não comeria lixo; 6) que o bicho não era um cão; 7) Um bicho muito triste.

 

Repostas inadequadas

 

·      Quaisquer respostas que se recusem a descrever sentimentos ou que não façam qualquer referência, direta ou indireta, a práticas de alimentação e/ou ao contexto de gestão do lixo urbano, mesmo que façam um uso descritivo da linguagem relativamente a estados subjetivos. Exemplos: 1) O rato é um bicho feio; 2) Nunca vi; 3) Não; 4) Eu não gostei desse poema; 5) Fico feliz quando brinco muito com meu cachorro; 6) Nada; nenhum; 7) Esse sentimento não me provoca sentimento nenhum.

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 3

 

Um objetivo do ITEM B do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo, não fazendo, porém, nem uso normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto   em que se faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam práticas de alimentação quando mobilizadas em contexto de gestão do lixo urbano.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 3

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, com base no poema, descrevam semelhanças (mesmo que apenas uma) entre o comportamento (as atitudes) do homem e de um animal, relativamente a práticas de alimentação no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) catar comida no lixo; 2) engolir com voracidade (sem levar em conta qualquer cuidado ou etiqueta social); 3) “catando comida entre os detritos”; 4) “engolia com voracidade”; 4) engolia sem educação; 5) comer rápido; 6) o homem estava de quatro; 7) Mexer no lixo; 8) Muito guloso, nem sabia se tinha veneno. Eu acho que ele passa fome.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas em que o uso da linguagem não esteja sendo feito para descrever semelhanças entre o comportamento do homem e o de um animal, mas que, com base no poema, refiram-se a práticas de alimentação, no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) É triste ver o homem comendo lixo; 2) Fome como o bicho de Deus.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que não se refiram à prática de alimentação, no contexto de gestão do lixo urbano, do modo como é mobilizada no poema, mesmo que nelas o uso da linguagem esteja sendo feito para descrever semelhanças entre o comportamento do homem e o de um animal. Exemplos: 1) Eles gostam de carinho; 2) São peludos; 3) Precisam beber água para viver; 4) Não gostei desse poema; 5) Prefiro gato a rato; 6) Tem pessoas que catam lixo na rua para vender.

 

OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 3

  • Um objetivo do ITEM C do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos, não fazendo, porém, nem uso normativo e nem alegórico (NN) da linguagem para descrever supostos efeitos performáticos de três versos seguidos de um texto em que em que se faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam práticas de alimentação, quando mobilizadas em contexto de gestão do lixo urbano.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 3

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que demonstrem que o estudante usou a linguagem para descrever efeitos performáticos próximos àqueles sugeridos pelo narrador nos versos referidos. Tipos possíveis de respostas: 1) respostas que indiciem que a repetição do advérbio de negação sugere efeito de suspense que antecede uma revelação ou jogo de adivinhação; 2) respostas que indiciem que a ‘escala’ de animais ali construída era decrescente, ou seja, o rato é um animal de espécie inferior ao cão, por exemplo; 3) Respostas que indiciem o envolvimento performático pertinente do leitor com o jogo proposto pelo narrador. Exemplos: a) Eu pensei que era um desses três; b) Era um pobre; c) Mas era uma pessoa; d) O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. Ele era um homem que pegava qualquer coisa; e) Mas parecia também que era um dos ... não era um cão, não era um gato e também nem um rato; f) Ele só era um homem barbudo que era um lobisomem (atípica); g) O bicho era um homem faminto e guloso.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas (mesmo as que não sugeridas pelo narrador) que utilizem a linguagem de modos distintos aos de descrever sentimentos ou estados subjetivos pertinentes aos referidos versos que, por sua vez, estão relacionados, no poema, à prática da alimentação no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) Que esses animais vivem comendo comida dos detritos; 2) O homem ele não era animal, mas ele se faz como um animal; 3) O homem não era um animal, mas agia como um animal; 4) Tá falando que ele não era um bicho destes; 5) Eu acho que a pessoa que escreveu para tirar a pessoa da rua, tirar da friagem, tirar da chuva etc.; 6) Era um jumento (atípica).

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que se recusem a descrever sentimentos ou que não façam referência, direta ou indireta, a práticas de alimentação e/ou ao contexto de gestão do lixo urbano, mesmo que façam um uso descritivo da linguagem relativamente a estados subjetivos. A simples cópia de um ou de todos os versos é considerada transgressão. Exemplos: 1) Eu não gostei deste verso; 2) Sim; 3) Não; 4) Não sei; 5) Não sinto nada; 6) Que legal!; 7) O bicho não era um cão; 8) O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.

 

OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 3

 

  • Um objetivo do ITEM D do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e descritivo, não fazendo, porém, nem uso normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto em que se faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam práticas de alimentação quando mobilizadas em contexto de gestão do lixo urbano.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 3

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que - não transgredindo expressamente a alusão a práticas de alimentação no contexto de gestão do lixo urbano - descrevam sentimentos ou estados subjetivos de decepção/estranheza/desalento/indignação do narrador, diante da degradação do ser humano, indiciados no último verso do poema. Exemplos: 1) Indignação; 2) Revolta/Raiva; 3) Desespero; 4) Nojo em relação à sociedade; 5) Compaixão/Piedade/Dó; 6) Espanto/Surpresa/Susto; 7) Tristeza; 8) Chateação; 9) O homem ficou muito bravo ou nervoso quando viu que era um homem e não um bicho.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas em que a linguagem é utilizada com propósitos distintos dos de descrever sentimentos ou estados subjetivos do narrador, mas que estejam referidas a práticas de alimentação no contexto de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) Que não era um bicho, era um homem; 2) Mostra que ele não era um bicho, era um homem; 3) Ele era um homem de verdade; 4) Não devemos comer lixo; 5) Só bicho pode comer lixo.

 

 

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, mesmo utilizando a linguagem para descrever sentimentos ou estados subjetivos, não expressem sentimentos pertinentes àqueles indiciáveis a partir do último verso do poema. Exemplos: 1) um sentimento de rir bastante; 2) muito legal; 3) mendigo; 4) rato.

 

  • Quaisquer respostas que se recusem a descrever sentimentos ou que não façam referência, direta ou indireta, a práticas de alimentação e/ou ao contexto de gestão do lixo urbano, mesmo que façam um uso descritivo da linguagem relativamente a estados subjetivos. Exemplos: 1) Eu não gostei do poema; 2) Sim; 3) Não; 4) Não sei; 5) É impossível saber o que o narrador sente.

 

OBJETIVOS DO ITEM E DO TEXTO 3

 

  • Um objetivo do ITEM E do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e opinativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto  em que se faz usos alegórico, verbal e narrativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM E do TEXTO 3 é verificar como os alunos significam práticas de alimentação, quando mobilizadas em contexto de gestão do lixo urbano.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM E DO TEXTO 3

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que façam usos propositivos (politicamente corretos ou não) da linguagem, referidos a práticas de gestão da desigualdade econômica (ainda que não a "soluções" de natureza econômica), mesmo que não façam menção explícita aos contextos de nutrição e/ou de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) Este problema pode ser resolvido com mais emprego para as pessoas; 2) Se o Governo “cuidar das”/”ajudar” mais as pessoas (investir em políticas públicas); 3) E as pessoas tiverem mais oportunidade de estudar; 4) Se melhorarem as condições socioeconômicas atuais; 5) Se as pessoas deixarem de ser preguiçosas; 6) Se as pessoas ajudarem mais o próximo; 7) Se as pessoas acreditarem mais em Deus; 8) Dando dinheiro a ele; 9) Dando comida; 10) Ele vai para a ONG (atípica); 11) A minha opinião é que ele tinha que ser mandado embora; 12) O problema pode ser resolvido se ele for um drogado, pôr ele numa clínica e dar apoio.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

·      Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos propositivos da linguagem, se refiram de forma vaga e/ou indireta (de modos politicamente corretos ou não) a práticas de gestão da desigualdade econômica, mesmo que não façam menção explícita aos contextos de nutrição e/ou de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) Não jogar comida fora; 2) Não desprezar as pessoas; 3) Eu acho injusto existir pobreza. 

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que se recusem, de algum modo, a fazer propostas, ou que mesmo utilizando a linguagem de forma propositiva, não façam referência a práticas de gestão da desigualdade econômica, fazendo ou não menção explícita aos contextos de nutrição e/ou de gestão do lixo urbano. Exemplos: 1) O homem falar que não era um bicho; 2) Eu acho que sim, pode sim.