OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM A do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam a prática de gestão da obesidade em contextos de gestão da saúde corporal, nutrição e gestão ético-estética do corpo.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo da linguagem, apontem (copiando ou não) os fatores ou unicamente os exemplos arrolados no texto, ou outros fatores específicos relacionados à prática de gestão da obesidade, embora não necessariamente ligados à alimentação. Exemplos: 1) Consumo em excesso de doces e de alimentos gordurosos (salgadinhos, hambúrgueres, bolachas recheadas, refrigerantes); 2) Consumo em excesso de doces e a pessoa não praticar exercícios físicos (ficar muito parada); 3) Comendo muita gordura, bebendo muito refrigerante, etc.; 4) Comer demais e fazer pouco exercício físico; 5) Comer coisas não saudáveis, como doces e gorduras; 6) Doces, salgadinhos, hambúrgueres, bolachas recheadas e refrigerantes; 7) Comer sobremesas e doces no almoço e no jantar; 8) Beber muita cerveja.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que – fazendo ou não uso informativo da linguagem - apontem fator(es) genéricos que sejam pertinentes a práticas de gestão da obesidade, ainda que não necessariamente relacionadas a práticas alimentares. Exemplos: 1) Comer muita comida; 2) Comer muita besteira; 3) Só comer, beber e dormir; 4) Não praticar exercícios físicos; 5) Levar uma vida sedentária; 6) Ficar muito parado e dormir demais.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que – fazendo ou não uso informativo da linguagem - apontem fator(es) que não estejam relacionados ou que não sejam pertinentes a práticas de gestão da obesidade. Exemplos: 1) Às vezes, a mãe, eu e o pai pedem para comprar coisas doces e eu chamo minhas amigas para comer; 2) Sim, porque tem problemas de coração; 3) Até ingorda, ingorda e morre; 3) À morte; 4) AVC e pressão alta; 5) Quem leva pode ser um crime; 6) Não tem que zoar pessoa gorda, porque você também pode ficar gorda; 7) Não comer muita comida; 8) Praticar exercícios físicos.
OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM B do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam a prática de gestão da obesidade em contextos de gestão da saúde corporal, nutrição e gestão ético-estética do corpo.
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo da linguagem, apontem (copiando ou não) todos os 5 problemas relacionados com a prática da gestão da obesidade arrolados no texto. Exemplos: 1) O cansaço físico, indisposição, diabetes, pressão alta e problemas do coração.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, apontem um ou mais problemas relacionados com a prática da gestão da obesidade, explicitados ou não no texto, que possam ser considerados vinculados ao problema do excesso de gordura. Exemplos: 1) Problemas no coração, pulmão, enfarte, problemas na virilha e na costela; 2) diabete e diarréia.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, apontem problemas que não estejam relacionados com a prática da gestão da obesidade ou que, estando, não possam ser considerados vinculados especificamente ao problema do excesso de gordura. Exemplos: 1) Tosse; 2) Não passar pela porta, cama reforçada e não conseguir andar; 3) Não conseguir andar; 4) Pneumonia; 5) Pode ter câncer e outros problemas; 6) Gravidez; 7) E as que são, mas muito gordas mesmo, que tem problemas de saúde; 8) Os meus amigos da sala da escola é problema de vida ou morte.
OBJETIVOS DO ITEM C DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM C do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e opinativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM C do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de gestão da obesidade em contextos de gestão da saúde corporal, gestão ético-estética e da nutrição.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM C DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que façam usos opinativo e explicativo da linguagem (não importando se favorável ou não à magreza como padrão de saúde e/ou beleza) e se refiram a práticas de gestão da obesidade, posicionando-se explicitamente em relação à questão de padrões de saúde e/ou beleza do corpo. Exemplos: 1) Que não importa a gordura, a magreza. O importante é se achar bonito; 2) Eu penso que quem é magra tem vários problemas; 3) Ser magro é bonito, mas cada um tem seu jeito; 4) Uma besteira. Por que ficar magra se você já é bonita gordinha?; 5) Eu acho que a beleza pode ser magra ou obesa. Eu acho que não precisa ser obesa ou magra para ter beleza. Todo mundo tem; 6) É bonito ser magro, mas muito magro é feio; 7) Não, porque eu acho feio; 8) Penso que temos que ficar no peso bom; 9) Eu penso que uma vergonha para os brasileiros só vê os magros no padrão de saúde e beleza; 10) Eu acho muito feio ser magrelo, mas eu também não gosto de ser gordo.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos opinativo e explicativo da linguagem (não importando se favorável ou não à magreza como padrão de saúde e/ou beleza), se refiram a práticas de gestão da obesidade do corpo, mesmo que não se posicionem (ou se posicionem vagamente, dubiamente) em relação à questão de padrões de saúde e/ou beleza do corpo. Exemplos: 1) Eu acho que as pessoas magras parassem de chingar os gordinhos; 2) Eu acho que não tem que por apelido de gorda nem magra; 3) Eu penso que isso não é normal; 4) Eu acho isso uma tristeza; 5) Eu acho feio; 6) Magros não são feios e gordos são muito perigosos.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos opinativo e explicativo da linguagem (não importando se favorável ou não à magreza como padrão de saúde e/ou beleza), não façam referência a práticas de gestão da obesidade, ainda que possam fazer referência ao corpo. Exemplos: 1) Como eu sou magro, eu não sei explicar; 2) Tem modelos que são magras de tudo; 3) Não sei: dar mais comida; 4) Eu penso que eu ficar na terra para sempre, mas nós só vivemos até 100 anos ou menos.
OBJETIVOS DO ITEM D DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM D do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo da linguagem a partir de um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.
- Outro objetivo do ITEM D do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam práticas de discriminação em contextos de gestão da saúde corporal, gestão ético-estética e da nutrição.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM D DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo uso informativo da linguagem, indiquem de forma explícita, específica e sem dubiedade (não no sentido gramatical de uso de formas substantivadas de preconceitos), tipos ou situações de discriminação ou preconceito que não aqueles relacionados à obesidade. Tipos de preconceitos: preconceito racial; preconceito contra os índios; preconceito contra gays (homofobia); discriminação dos negros; xenofobia, isto é, discriminação de pessoas de outros países (japoneses, árabes, etc.); discriminação de deficientes físicos, visuais, auditivos ou mentais; machismo; discriminação de pessoas idosas; discriminação de pessoas com AIDS, discriminação de pessoas pobres; preconceito religioso; preconceito político; etc. Exemplos das crianças: 1) Não conseguir correr e pular; 2) Uma pessoa feia, uma orelha muito grande; 3) Homossexual e pessoas com deficiência; 4) Negros e homossexuais; 5) Pessoa mulata e pessoa muito branca.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, indiquem, ainda que de modo vago e genérico, situações de discriminação ou preconceito, ou então, xingamentos decorrentes de discriminação ou preconceito, não relacionados à obesidade. Exemplos: 1) Quando a gente fala algumas coisas de bullying é uma coisa de discriminação, como gordo, feio, baixo, etc.; 2) o racismo e a discriminação.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo ou não uso informativo da linguagem, indiquem preconceitos em relação à obesidade, ou então que não possam ser consideradas, em si mesmas, exemplos de práticas ou situações preconceituosas ou discriminatórias. Exemplos: 1) Gorda, baleia; 2) Zé Gordão e baleia assassina; 3) Às vezes; 4) Se uma mulher gorda estiver passeando e alguém xingar ela, ela xinga eles de um problema que eles têm.; 5) Ele passa pelo preconceito e sente dentro do coração dele e ele até chora; 6) Saco de gordura e saco de banha.
OBJETIVOS DO ITEM E DO TEXTO 4
- Um objetivo do ITEM E do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e descritivo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto em que se faz usos alegórico, imagético e descritivo da linguagem.
- Outro objetivo do ITEM E do TEXTO 4 é verificar como os alunos significam a prática da apreciação estética em contextos de ciclismo, recreação, nutrição, gestão ético-estética do corpo e gestão da saúde corporal.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM E DO TEXTO 4
Respostas adequadas
- Quaisquer respostas que, fazendo referência direta ou indireta a elementos figurativos presentes na tela em foco e/ou a outros aspectos relacionados à prática da pintura artística (cores, jogo de luzes, perspectiva, brilho, textura, etc.), narrem ou descrevam impressões, sentimentos ou estados subjetivos relacionados a contextos de ciclismo, recreação, nutrição, gestão ético-estética do corpo e gestão da saúde física e psicológica. Exemplos: 1) Que uma pessoa gorda não pode andar de bicicleta. Tristeza; 2) Alegria, bondade e pela cara dela, felicidade; 3) Medo, porque a bicicleta é estranha e seu olhar também; 4) Tristeza, porque a moça é muito gorda e não dá pra pedalar a bicicleta direito. Ela tem que emagrecer para pedalar direito; 5) Que uma pessoa gorda pode ser feliz também como todo mundo; 6) Causa que todos têm os mesmos direitos, mesmo sendo gordinhos; 7) Provoca em mim que ela é muito gorda e a bicicleta pode quebrar e ela e o gato podem sofrer acidente.
Respostas parcialmente adequadas
- Quaisquer respostas que, usando ou não a linguagem para narrar ou descrever impressões, sentimentos ou estados subjetivos relacionados ou não a contextos de ciclismo, recreação, nutrição, gestão ético-estética do corpo e gestão da saúde física e psicológica, não façam referência direta ou indireta a elementos figurativos presentes na tela em foco e/ou a outros aspectos relacionados à prática da pintura artística (cores, jogo de luzes, perspectiva, brilho, textura, etc.). Exemplos: 1) É feio; 2) Na bicicleta e no olhar.
Repostas inadequadas
- Quaisquer respostas que se neguem explicitamente a responder, justificando ou não essa omissão. Exemplos: 1) Nenhum; 2) Não sei; 3) Nada.