Caderno 2 Texto 5

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 5

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos normativo, verbal e classificatório da linguagem a partir de um texto que faz usos normativo, verbal e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam a prática de bullying quando mobilizada em contextos de educação escolar e de mídia escolar (impressa).    

 

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso qualquer (ilustrativo, narrativo, descritivo, etc.) da linguagem, apresentem práticas distintas (genéricas ou específicas) que, respectivamente, podem ou que não podem tornar-se bullying, de acordo com a definição do texto (isto é, práticas que contemplem, mesmo que não explicitamente, as condições da definição: ato de violência; intencionalidade do ato; repetição do ato; objetivo de intimidação ou agressão do ato). Exemplos: 1) Brincadeiras de latinha e brincadeiras de colocar apelidos; 2) Brincadeira de luta e polícia e ladrão.

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso qualquer (ilustrativo, narrativo, descritivo, etc.) da linguagem, apresentem aspectos (genéricos ou específicos) de uma mesma prática que, em situações distintas, pode ou não pode tornar-se bullying, de acordo com a definição do texto. Exemplos: 1) Para se tornar bullying precisa xingar. Para não aparecer o bullying é só não ofender o amigo; 2) Bullying – falar mal. Sem intenção de magoar; 3) Se você... com um colega e ele gostar não é bullying; mas se ele não gostar e você continuar é bullying.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso qualquer (ilustrativo, narrativo, descritivo, etc.) da linguagem, apresentem uma ou mais práticas (específicas ou genéricas) que possam se tornar bullying de acordo com a definição, sem, entretanto, indicar explicitamente como essas práticas poderiam ou não se tornar bullying. Exemplos: 1) Violência intencional, bater, xingar; 2) Chamar a pessoa de preto, de branco; 3) Chutar, xingar, jogar pedra; 4) Gangues de 2 ou mais pessoas, bater, zoar e xingar. Isto é bullying; 5) Bullying é chegar e xingar o outro; 6) Bullying é um tipo de briga que às vezes ofende; 7) Atos de violência; 8) Violência e agressão.

 

Respostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo um uso qualquer da linguagem, apresentem, de modo explícito ou vago, ações ou práticas (genéricas ou específicas) que não tragam nenhuma das condições explicitadas na definição de bullying do texto. Exemplos: 1) Eu não sei, mas eu sei que não pode correr, pode se machucar, você entende?;  2) Bom, eu acho que é bullying; 3) Eu gostaria de que pessoa que é gorda, nem magra, nem seca; 4) Isso é chamado de bullying. Eu estudei isso esta semana.

 

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 5

 

  • Um objetivo do ITEM B do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e explicativo, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem, a partir de um texto  em que se  faz usos normativo, verbal e informativo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 5 é verificar como os alunos significam a prática bullying quando mobilizada em contextos de educação escolar e de mídia escolar (impressa).

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 5

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo uso explicativo da linguagem, explicitem que o aluno percebe que o bullying pode ser promovido ou estimulado devido à adesão a valores tais como: intolerância às diferenças, preconceitos, abuso de poder, autoritarismo, etc. Exemplos: 1) Inveja; 2) Chamar o amigo de preto; 3) Discussão; 4) Um colega chega e vai batendo no outro; 5) Xingar e bater; 6) Brincadeira de mau gosto.

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que não explicitem as possíveis razões de casos de bullying na escola, mas que tecem comentários sobre o assunto. Exemplo: 1) O meu colega colocou apelido de Chokito e eu não gosto, mas não brigo com ele porque ele é maior do que eu. 2) Pode machucar as pessoas.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que não estejam relacionadas com o assunto em questão. Exemplos: 1.???