Caderno 2 Texto 6

OBJETIVOS DO ITEM A DO TEXTO 6

  • Um objetivo do ITEM A do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e informativo da linguagem em um texto em que se faz usos verbal e informativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem no comando e no texto.

 

  • Outro objetivo do ITEM A do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam a prática do futebol no contexto de atividade desportiva.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM A DO TEXTO 6

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que façam usos normativo e informativo da linguagem e que simplesmente nomeiem e/ou expressem conhecimento (enunciar a regra e não apenas nomeá-la) de pelo menos duas regras da prática oficial do jogo de futebol. Exemplos: 1) Regra 1 – Não pegar a bola na mão, não cobrar faltas sem o juiz apitar e nem pênalti / Regra 2 – Em branco; 2) Regra 1 - Não segurar o colete (camisa) das pessoas / Regra 2 – Não pegar a bola na mão; 3) Regra 1 - Os atacantes não podem ficar atrás dos zagueiros / Regra 2 – O goleiro não pode pegar a bola na mão fora da área.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos normativo e informativo da linguagem, demonstrem conhecimento (enunciar a regra e não apenas nomeá-la) de apenas uma regra do jogo oficial de futebol ou de casos particulares de uma regra geral. Exemplos: 1) Não pode dar canelada; não pode agredir; 2) Regra 1 – Não pode derrubar (empurrar) o amigo / Regra 2 – Não xingar e nem falar palavrão; 3) Regra 1 - Impedimento / Regra 2 - Não respeitar as regras do jogo e gritar.

 

  • Quaisquer respostas que transgridam usos normativo e informativo da linguagem, mesmo expressando conhecimento de mais de uma regra específica do jogo oficial de futebol. Exemplos: 2) Chute pode magoar.

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos normativo e informativo da linguagem, expressem conhecimento de regras (ou de apenas de nomes de regras) de conduta que não digam respeito à prática oficial do jogo de futebol. Exemplos: 1) A regra número 1 é que o futebol é um esporte que pode ser praticado profissionalmente. A regra número 2 é que ele é um esporte que pode ser praticado (cópia do enunciado); 2) Regra 1 – É que tem uma cruz, tem umas três vacas e um monte de pessoas brincando / Regra 2 – É que todo mundo do futebol tá com cabelo grande e branco; 3) Regra 1 – Não jogar futebol perto de animais / Regra 2 – Em branco.

 

 

OBJETIVOS DO ITEM B DO TEXTO 6

 

Um objetivo do ITEM B do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam um comando textual que solicita usos verbal e opinativo da linguagem, não fazendo, porém, nem usos normativo e nem alegórico (NN) da linguagem a partir de um texto em que se faz usos alegórico, imagético e descritivo da linguagem.

 

  • Outro objetivo do ITEM B do TEXTO 6 é verificar como os alunos significam a prática do futebol em contextos desportivo.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ITEM B DO TEXTO 6

 

Respostas adequadas

 

  • Quaisquer respostas que, de forma direta ou indireta, façam usos opinativo e explicativo da linguagem, expressando conhecimento pertinente de aspectos relativos à prática profissional/oficial do futebol em contextos desportivo e recreativo. Exemplos: 1) Não. Não tem as barreiras do gol, mas pode brincar, distrair e se divertir; 2) Não, porque não tem arquibancada e nem uniforme de futebol; 3) Não, porque no meio do jogo tem animais, não tem gol de verdade, só tem uns troncos servindo de gols; 4) Não. Porque eles estão jogando em um roça; 5) Não. Porque está no sítio e não no campo; 6) Não, porque não dá pra jogar, o campo está cheio de terra; 7) Ali não é um campo de verdade. É só um campinho de areia e tem vaca, uma cruz, tem até galho de árvore. E tem mais pra frente um pasto.

 

Respostas parcialmente adequadas

 

  • Quaisquer respostas apenas explicativas que expressem conhecimento pertinente ou parcialmente pertinente de regras da prática profissional/oficial do jogo de futebol em contextos desportivo e/ou recreativo. Exemplos: 1) Tem que ter uns 25 jogadores na linha, um goleiro em cada parte.

 

  • Quaisquer respostas apenas opinativas que expressem que o jogo de futebol da tela não está sendo praticado profissionalmente em contextos desportivo e/ou recreativo. Exemplos: 1) Não.

 

  • Quaisquer respostas que não façam usos opinativo e/ou explicativo da linguagem, mas que expressem algum conhecimento pertinente de regras da prática profissional/oficial do jogo de futebol em contextos desportivo e/ou recreativo. Exemplos: 1) ?

 

Repostas inadequadas

 

  • Quaisquer respostas que, fazendo ou não usos opinativo e/ou explicativo da linguagem, não expressem conhecimento de aspectos específicos à prática profissional/oficial do jogo de futebol, mesmo que façam referência a contextos desportivos e/ou recreativos.

 

  • Quaisquer respostas opinativas afirmativas, acompanhadas ou não de argumentos/considerações genéricos que sejam também válidos em contextos distintos dos desportivo ou recreativo. Exemplos: Sim; 2) Futebol é muito legal futebol. Eu faço no centro comunitário; 3) Está, porque há jogadores e bola; 2. Está, porque as crianças sonham em ser jogadores profissionais e estão treinando; 3) Eles estão jogando uma partida de futebol; 4) Eles estão brincando num lugar legal e estão jogando sem xingamento e sem ato de bullying; 5) Sim, eles estão jogando bem sem briga.