Campos e contextos de atividade humana

No contexto da Prova Campinas 2010, falamos em campos de atividade humana para nos referir a formas abertas, dinâmicas, historicamente situadas e diferenciadas de organização social humana. Por exemplo, a necessidade de organização de um campo de atividade humana com o propósito de se promover a navegação marítima deve provavelmente ter sido sentida desde a época pré-histórica por parte de várias comunidades humanas, sobretudo, em conexão com a necessidade de se promover o comércio com outros povos. Assim, esse campo de atividade humana tem uma longevidade histórica que se arrasta até os nossos dias. É claro que, ao longo do tempo, várias práticas de navegação, bem como novos conhecimentos e artefatos tecnológicos auxiliares da orientação espacial no mar foram inventados e modificados, com o propósito de se estabelecer a segurança das viagens.  Assim, esse campo foi se tornando cada vez mais especializado e os conhecimentos nele produzidos foram postos em livros e/ou transmitidos oralmente e praxiologicamente na formação de novas gerações de pessoas que, em diferentes lugares e épocas, perpetuam o desenvolvimento do campo. Uma vez que um campo de atividade humana é uma organização social que requer uma comunidade de pessoas que, solidariamente, assumem diferentes posições e funções no interior do campo a fim de que seus propósitos compartilhados sejam atingidos, falamos também em diferentes contextos de um mesmo campo de atividade humana para especificar a natureza de uma ou outra prática situada a que queremos nos referir. Por exemplo, determinar a posição em que se encontra um certo navio no mar,  em determinado instante especificado,  requer a realização de uma prática cultural específica em um certo contexto desse campo. Para um melhor entendimento dos usos que fizemos das expressões campos de atividade humana e contextos de atividade humana na elaboração da Prova Campinas 2010, bem como no texto deste relatório, remetemos o leitor para o TEXTO DIALOGADO, intitulado “Algumas ideias que orientaram a elaboração da Prova Campinas 2010”. Outro texto para o qual remetemos o leitor, pelo fato de narrar o processo de elaboração da Prova Campinas 2010, comparativamente à Prova Campinas 2008, pondo em evidência o modo como, nesse processo, usamos essas noções diferenciando-as da de PRÁTICAS CULTURAIS e da de JOGOS DE LINGUAGEM,  é (MIGUEL, 2015).