10 de outubro de 2017 10 de outubro de 2017
Auditório da Faculdade de Educação da Unicamp
8h30 – Credenciamento
9h00 – 9h15 – Mesa de abertura: Despatologiza, FE, CRP
9h15 – 12h00 – Mesa redonda: Subverter o olhar, inventar possibilidades
Carla Biancha Angelucci – Faculdade de Educação USP
João Paulo Faustinoni – Promotor do GEDUC – Ministério Público SP
Maria Teresa Esteban – Faculdade de Educação UFF
Pedro Tourinho – Faculdade de Medicina PUCCAMP; vereador em Campinas
13h30 – 16h00 – Mesa redonda: Despatologizar é possível
Adriana Marcondes Machado – Instituto de Psicologia USP
Andreia de Jesus – SME – Franco da Rocha
Lívia Rech de Castro – psicóloga no CEESD
Maria Aparecida Moysés – Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
16h15 – 17h15 – Conferência de encerramento: Diferenças identificam, desigualdades deformam
João Wanderley Geraldi – Instituto de Estudos da Linguagem Unicamp
As inscrições de participação serão realizadas de 01 de agosto a 10 de outubro de 2017.
EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES
O evento contará com exposição de pôsteres, e apresentação pelos autores – das 8h30 às 9h00 / das 13h00 às 13h30 / das 17h15 às 17h45
Os pôsteres deverão ser colocados pelos autores às 8h15 e retirados no fim do evento.
Período de inscrição de pôster: 01 de agosto a 24 de setembro de 2017
Resultado final da avaliação: 25 a 30 de setembro de 2017
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES DE PÔSTERES EXCLUSIVAMENTE PELO EMAIL: despatologiza.campinas@gmail.com
CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÕES DE PÔSTERES
A inscrição dos pôsteres deverá ser feita em um dos eixos temáticos:
1) Transformação do olhar (campo teórico) – nesse eixo entram trabalhos com discussões teóricas, propostas ou críticas a abordagens patologizantes e medicalizantes. Estes são alguns exemplos de temas que se enquadram no eixo:
distinção entre diferença e desigualdade;
superação de processos de patologização;
formas de investimento na potência humana contra a patologização;
sentidos e efeitos da produção social da deficiência;
discussão dos direitos como construção social;
discursos despatologizantes em diferentes áreas do conhecimento.
2) Experiências despatologizantes (campo da prática) – nesse eixo entram trabalhos com relatos de serviços ou atividades que enfrentam as desigualdades decorrentes de processos de patologização vividos em nossa sociedade e cujas contribuições produzem experiências de vida despatologizadas. Estes são alguns exemplos de temas que se enquadram no eixo:
ações políticas e institucionais;
atendimento clínico, individual ou em grupos;
estratégias pedagógicas focadas na aprendizagem do sujeito;
a arte e a despatologização da vida;
possibilidades e limites da educação física na despatologização dos corpos;
alfabetização/ensino de português versus dislexia/ imaturidade;ensino de matemática versus discalculia;ensino de ciências, geografia, história versus desatenção/ hiperatividade.
A confecção do pôster ficará a cargo do autor, condicionada ao aceite da comissão organizadora do evento. Pelo menos um autor dos trabalhos aceitos deverá estar inscrito como participante até a data limite de inscrição dos trabalhos. Este deverá comparecer na data e local do evento com 15 minutos de antecedência ao horário de início para a devida exposição do material. O pôster ficará exposto durante todo o período do evento e, em horário previamente determinado, o autor deverá estar à disposição para apresentação/explanação para os visitantes.
O EVENTO OFERECERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS